Apenas uma alteração no grupo dos dez melhores do mundo em nova tabela divulgada nesta segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais com Marin Cilic perdendo o quarto lugar para o búlgaro Grigor Dimitrov.
Rafael Nadal sustentou o topo pela 173ª semana, a sexta seguida e joga pressionado mais uma vez para defender o topo. Ele não pode perder na Espanha, nem mesmo na final, que Roger Federer lhe roubará a liderança. A única chance de Nadal somar no saibro será na outra semana em Roma onde defende quartas com 180 pontos.
Alexander Zverev, bicampeão em Munique, manteve-se em terceiro, posição que tentará sustentar em Madri. Juan Martin Del Potro, atual sexto e com 4470 pontos, tem chances de ir ao top 3 com título na Espanha ou final e quedas precoces de Zverev e Dimitro (Cilic não joga).
Dominic Thiem é o sétimo e defende final onde vai tentar se sustentar no top 10. Outro pressionado por descartar 360 da semi é Novak Djokovic que já tem Kei Nishikori nesta segunda-feira na primeira rodada. Caso perca cedo pode inclusive deixar o top 20.
Campeão em Estoril, João Sousa subiu 20 e é o 48º. Vencedor pela primeira vez de um ATP, Taro Daniel subiu 32 e é o 82º, melhor desempenho.