Na abertura da chave feminina do WTA Premier de Madri, na Espanha, a ex-número 1 do mundo e atual sexta, karolina Pliskova, confirmou o favoritismo diante da russa Elena Vesnina, 43ª. a ucraniana Elina Svitolina e a francesa Caroline Garcia também venceram.
Voltando de lesão que a tirou da disputa do WTA de Praga, na República Tcheca, no inicio da semana sem sequer entrar em quadra, Pliskova mostrou-se plenamente recuperada e após 1h28 fechou o placar em 6/4 6/2 tendo disparado sete aces contra quatro de Vesnina, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 75% de aproveitamento da tcheca.
Cabeça de chave seis, Pliskova aguarda pela vencedora do duelo entre a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka e a sérvia Aleksandra Krunic.
Svitolina bate Cornet
Cabeça de chave quatro no torneio espanhol, a ucraniana Elina Svtolina, quarta da WTA, realizou o primeiro jogo da chave principal em Madri contra a francesa Alizè Cornet, 34ª, e precisou de 1h12 para fechar a partida em um duplo 6/2.
A ucraniana abriu a partida quebrando o saque da francesa, que se viu pressionada ainda mais ao ceder nova quebra no quinto game e ver Svitolina abrir 5/1 no placar.
Cornet tentou reagir e entrou deste modo, abriu 2/0 no placar com quebra no segundo game, mas levou o chamado 'pneu moral' na virada da ucraniana que venceu seis games em sequência com quebras no terceiro, quinto e sétimo games.
Na segunda rodada Svitolina aguarda pela local Carla Suárez Navarro ou a tcheca Barbora Strycova.
Garcia bate Cibulkova e encara Martic
A francesa Caroline Garcia, sétima da WTA, encarou a eslovaca ex-top 10 Dominika Cibulkova, 33ª, e após 1h43 sagou-se a grande vencedora pelo placar de 6/1 7/5 tendo disparado sete aces contar um de Cibulkova que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento da francesa.
Na segunda rodada, Garcia encara a croata Petra Martic,40ª, que surpreendeu a russa Svetlana Kusnetsova, 28ª, pelo placar de 6/4 6/2.
Martic e Garcia se enrentaram uma vez no circuito mundial, na quadra rápida em Monterrey no México em 2016 com vitória da francesa em sets diretos.