O número 1 do mundo, Rafael Nadal, concedeu uma entrevista ao site do Masters 1000 de Madri, onde falou sobre a defesa do título do torneio, relembrou a campanha em 2017 e falou da decisão de Roger Federer de não jogar no saibro mais uma vez.
"Com Federer joguei algumas vezes aqui. Acredito que em 2009, 2010 e 2011, em todas elas o jogo me custou caro. federer joga em grande nível em qualquer piso e todas as condições, mas é verdade também que o saibro na altura pode se adaptar melhor ao seu estilo de jogo. os jogos neste piso contra ele sempre foram difíceis, mas Madri sempre foi um pouco mais", opinou Rafa.
Ao ser questionado sobre a decisão do suíço de novamente não disputar nenhum torneio no saibro, Nadal revelou entender a decisão de seu grande rival: "É claro que entendo a sua decisão. Ele deve pensar que é um desgaste maior jogar no saibro, ele que tem uma dinâmica vencedora fantástica, e neste piso pode perder algum jogo mais que em qualquer outra superfície. Acredito que esses são dos fatores que o levaram a tomar tal decisão, que sem sombra de dúvidas é respeitável e se funcionar dará tudo certo pra ele", pontuou.