Tricampeã do WTA Premier de Stutgart, na Alemanha, (2012-2014), a russa Maria Sharapova, ex-número 1 e atual 41ª, sofreu a virada na estreia da competição 2018 para a francesa Caroline Garcia. Aos 15 anos, Marta Kostuyk faz história.
Sexta favorita da competição, Garcia encarou 2h47 de partida para superar Sharapova pelo placar de 3/6 7/6 (6) 6/4 tendo convertido seis aces contra 17 da russa,que cometeu 10 duplas-faltas contra quatro da norte-americana, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 76% de aproveitamento de Sharapova.
A russa começou a partida sólida, abriu 3/0 com quebra no segundo game e administrou a vantagem. O cenário com as duas tenistas sacando bem, mudou um pouco no segundo set, onde ambas foram pressionadas pela rival ems eus games de saque, trocaram quebras no sexto e sétimo games e se encaminharam para o tiebreak, onde Garcia errou menos.
No set decisivo, a russa chegou a abrir 2/0 com quebra no segundo game, viu a francesa pressionar e devolver na sequência para equilibrar a partida. Nos detalhes, sólida na devolução, garcia conquistou a quebra no nono game e fechou a partida com tranquilidade.
Nas oitavas de final do torneio alemão, Garcia encara a ucraniana Marta Kostuyk, 158ª da WTA, que aos 15 anos conquistou sua primeira vitória em torneio neste nível ao superar a local Antonia Lottner, 155ª, por 6/4 6/1.
Kostuyk chamou atenção do mundo no inicio da temporada ao furar o qualificatório do Australian Open e avançar até à terceira rodada.
Garcia e Kostuyk nunca se enfrentaram no circuito profissional.