O japonês Kei Nishikori, 36º do ranking da ATP, está de volta á final de um Masters 1000 após quase dois anos, após derrotar de virada o alemão Alexander Zverev, quarto do mundo, e desafia o reinado de Rafael Nadal em Monte Carlo.
Nishikori precisou de 2h15 para superar o alemão em 3/6 6/3 6/4 tendo convertido um ace contra seis do alemão, que cometeu sete duplas-falta contra quatro do japonês, que venceu 60% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de Zverev.
A partida começou com os dois tenistas trabalhando bem seus games de saque e confirmando sem sustos, até que Zverev se aproveitou de uma sequências de erros do japonês e venceu quatro games consecutivos no sexto ao nono game, com quebras no sétimo e nono fechando o primeiro set.
Na segunda etapa, Nishikori começou sólido, abriu com quebra, fez 2;/0, mas tomou a devolução em erros com bachand no quarto game. A disputa seguiu e foi a vez do japonês vencer quatro games consecutivos, com quebras no sétimo e nono game e forçar o terceiro set.
Ali, a disputa voltou a ser equilibradas, com games disputados, pontos logos e a definição nos detalhes, no décimo game, após erro com forehand do alemão e definição sólida na paralela do japonês, que quebrou e fechou a partida.
Na grande final, Nishikori encara o espanhol Rafael Nadal, decacampeão do torneio e que perdeu apenas uma final no saibro monegasco. Japonês e espanhol já se enfrentaram 11 vezes no circuito profissional e Nadal venceu nove destes duelos. rafa também venceu os três encontros entre eles no saibro, sendo inclusive a final do Masters 1000 de Madri 2014, quando Nishikori foi obrigado a se retirar da partida.
Em busca de seu primeiro título de Masters 1000 na carreira, Nishikori está de volta a uma final de torneio neste nível após quase dois anos. Sua última final de Masters foi no Canadá, em 2014.