O alemão Alexander Zverev, quarto do ranking da ATP, sofreu para superar o francês Richard Gasquet, 34º, mas se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, onde encara o japonês Kei Nishikori, que bateu o cabeça de chave dois.
Terceiro favorito da competição, o alemão defrontou 2h40 com muitas dificuldades e erros para fechar o placar em 4/6 6/2 7/5 tendo convertido cinco aces contra um do francês, que venceu 52% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 60% de aproveitamento de Zverev.
A partida começou com o alemão sendo quebrado ao se complicar com as devoluções do francês e o viu abrir 2/0 no placar. Gasquet tinha a proposta de um jogo mais da linha de base e buscando amortecer os golpes do alemão, que seguiu se complicando, foi quebrado no quinto game e dali em diantetrocou quebras com Gasquet até o oitavo game e em desvantagem, viu o francês administrar a vantagem.
Na segunda etapa, o alemão abriu salvando três breakpoints encarando três igualdades e conquistado quebra no segundo game e trocou quebras até o quarto game, abriu 4/1 no placar e administrou até conseguir nova quebra no oitavo game. para definição da partida no décimo segundo game, em quebra a favor do alemão após erro de Gasquet.
O set decisivo começou com o alemão confirmando de zero. Dali em diante foram quatro quebras consecutivas até o quinto game, outra troca de quebras no sétimo e oitavo games
Na semifinal da competição, Zverev busca vaga em sua segunda final de Masters 1000 no ano diante do japonês Kei Nishikori, que superou o cabeça de chave dois, Marin Cilic. Nishikori e Zverev se enfrentaram uma vez no circuito profissional com vitória do jovem alemão pelo ATP de Washington em 2017.