O japonês Kei Nishikori, ex-top 5 e atual 36º colocado, se classificou, nesta sexta-feira, para a semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo, primeiro grande evento do saibro da temporada, com premiação acima dos 4 milhões de euros.
O samurai derrotou o croata Marin Cilic, terceiro colocado, por um duplo 6/4 6/7 (1) 6/3 após 2h57min de duração na quadra principal do complexo do monte Carlo Country Club.
Kei, que tem dois títulos do importante ATP 500 de Barcelona, na Espanha, também no piso lento, volta a brilhar no circuito após ficar parado desde agosto até fevereiro onde retornou de lesão no punho disputando challengers nos Estados Unidos.
Ele vai em busca de sua quarta final de Masters 1000 onde ainda não conquistou um troféu. Foi vice no saibro de Madri em 2014, Toronto e Miami em 2016. Seu rival sai do jogo entre o francês Richard Gasquet e o alemão Açlexander Zverev, quarto colocado.
Na partida desta sexta, Kei conquistou uma quebra para vencer o primeiro set jogando de forma sólida. Ele perdia 3/4 o segundo quando Cilic travou seu joelho já dolorido de competições anteriores e pediu atendimento. Nishikori viveu drama para fechar o jogo abrindo três match-points, mas não converteu e Cilic igualou em 5/5 o segundo set. A disputa foi para o tiebreak, onde a devolução do croata foi melhor e definiu rapidamente forçando o terceiro set.
Nele o jogo foi muito equilibrado, com os dois tenistas sacando firmes, sem serem ameaçados. A chance de quebra surgiu no oitavo game, quando Nishikori pressionou na devolução, conquistou a quebra com backhand e sacou firme para fechar.
Na semifinal, Nishikori aguarda pelo vencedor do duelo entre o francês Richard Gasquet e o alemão Alexander Zverev.