O búlgaro Grigor Dimitrov, quinto do ranking da ATP, venceu o belga David Goffin, décimo da ATP, em um jogo apertado e nervoso e é o primeiro garantido nas semifinais do Masters de Monte Carlo, em Mônaco. Dimitrov desafia o decampeão Rafael nadal.
Quarto favorito na chave do torneio, Dimitrov precisou de 1h47 para fechar o placar em 6/4 7/6 (5) tendo convertido seis aces contra um do belga, que venceu 61% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% de aproveitamento do búlgaro.
A partida teve um inicio equilibrado com os dois tenistas confirmando com muita tranquilidade e trabalhando bem com primeiro serviço. O primeiro vacilo foi de Goffin no sexto game da disputa em que com erro viu-se ameaçado e acabou sendo quebrado em bela bola cruzada de Dimitrov, que abriu 5/2 no placar e ao sacar para o set no nono game, trabalhou com segundo serviço e foi quebrado. Sacando para sobreviver no set, Goffin cedeu a pressão e quebrado perdeu o primeiro set.
No segundo set, o tenista belga entrou firme na devolução e com a tática de oscilar entre propor pontos longos e curtos e buscar a devolução de saque no backhand do búlgaro. A situação desestabilizou um pouco Dimitrov, que cometeu erros, ficou nervoso e viu o rival abrir 4/0 no placar com quebras no primeiro e terceiro game. Goffin foi sustentando a vantagem, mas acabou cedendo à pressão e ao nervosismo nas duas vezes em que sacou para o set, foi quebrado no oitavo e décimo games, tendo desperdiçado três setpoints no décimo game e viu a disputa ser encaminhada para o tiebreak, onde no detalhe foi superado.
Grigor Dimitrov na semifinal em Monte Carlo encara o espanhol Rafael Nadal.