Quarto favorito na chave do Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, que abre a gira europeia no saibro, o búlgaro Grigor Dimitrov, quinto da ATP, precisou vencer de virada o francês Pierre Hugues Herbet, 82ª, na estreia da competição.
Dimitrov, que estreou de bye na primeira rodada, encarou 1h51 de partida para fechar o placar em 3/6 6/2 6/4 tendo convertido dois aces contra um do francês, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 75% de aproveitamento do búlgaro.
Sem ritmo no saibro ainda, Dimitrov teve um pouco de dificuldade para manter-se firme em trocas alongadas de bolas no primeiro set, foi quebrado no terceiro e nono games e saiu em desvantagem.
Na segunda etapa, Herbert teve duas chances de quebra no terceiro game, vacilou na rede e acabou se desconcentrando e acabou quebrado no quinto e sétimo games e viu-se forçado a jogar o terceiro set.
Nele, o equilíbrio tomou conta da disputa até uma sequência de troca de quebras entre o quinto e sétimo game, que deu a vantagem ao búlgaro, que administrou com saque colocado.
Garantido na terceira rodada do Masters monegasco, Dimitrov aguarda pelo vencedor do duelo entre o atual vice-campeão, o espanhol Albert Ramos e o alemão Philipp Kohlschreiber.