Cabeça de chave oito na disputa do ATP 250 de Houston, nos Estados Unidos, o norte-americano Tennys Sandgren, 56º do ranking da ATP, alcançou sua primeira final de torneio neste nível após superar a experiência do croata Ivo Karlovic, 88º.
Aos 26 anos, Sandgren precisou da 1h39 para superar o croata de 39 anos pelo placar de 7/6 (2) 7/6 (4) tendo convertido cinco aces contra dez de Karlovic, que teve aproveitamento de 83% de pontos jogados com seu primeiro serviço contra 84% de aproveitamento do norte-americano.
A partida foi muito disputada, com os dois tenistas sacando firme e sendo pouco ameaçados. Sandgren acabou quebrado no quinto game, viu Karlovic abrir 4/2, mas devolveu a quebra no oitavo game e encaminhou a disputa para o tiebreak, onde foi firme e com duas mini-quebras de vantagem fechou.
No segundo set, Sandgren conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1, mas vacilou no sexto game, tomou a devolução e precisou salvar setpoint no décimo game, encaminhou a disputa para o tiebreak e com uma única mini-quebra no oitavo ponto e se garantiu em sua primeira final ATP da carreira.
O norte-americano faz duelo local na final contra o atual campeão, Steve Johnson, que derrotou Taylor Fritz por 7/5 6/7 (7/4) 6/2.