A abertura do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines, nesta quarta-feira (11), terá como atração um bate-bola entre os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares com todos os 32 tenistas juvenis que participarão do torneio.
Eles estarão na quadra do Pampulha Iate Clube (PIC), em Belo Horizonte (MG), a partir das 9h30, dando início à programação de lançamento da competição. Melo, tenista número 1 do mundo no ranking individual de duplas e recém-eleito atleta do ano pelo COB, é o embaixador no Brasil da disputa. Bruno ocupa atualmente o 15º lugar no ranking.
Na sequência, às 11 horas, haverá a cerimônia de abertura, com todos os participantes, representantes de Roland-Garros e diretores do PIC, além de Marcelo e Bruno, quando serão divulgadas as chaves da competição – masculina e feminina – e a primeira rodada do torneio. Depois está programado um almoço para imprensa e convidados.
O Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines será disputado entre esta quinta-feira (12) e domingo (15), com a participação de 32 juvenis, de até 18 anos, vindos de oito estados do País - Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo - e do Distrito Federal, valendo vaga para o qualifying juvenil de Roland Garros, em Paris, na França, no final de maio.
Realizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, o torneio reúne 14 pré-classificados em cada chave e dois wild cards. Nesta terça-feira (10), foram definidos os dois convites no Feminino: Maria Vitoria Salomão, de 17 anos, do Pampulha Iate Clube, e Giovanna Moreira Pereira, de 16 anos, de Coronel Fabriciano, no interior do Estado.
Os campeões em Belo Horizonte disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland Garros Junior da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.
No ano passado, o mineiro João Ferreira e a paranaense Nathalia Gasparin foram os campeões do Rendez-Vous à Roland Garros, em Florianópolis (SC), e viajaram a Paris para a final entre as nações. O torneio tem um novo nome nesta edição 2018, mas o formato do evento, em parceria com a Longines, é idêntico ao disputado em 2017.
Os pré-classificados
18 Anos Masculino / Simples
Mateo Reyes (Florianópolis-SC), Bruno de Oliveira (Belo Horizonte-MG), Matheus De Queiroz (Campinas-SP), Rafael Marques da Silva (São Paulo-SP), Jackson Xavier (Fortaleza-CE), Luiz Eduardo dos Santos (São Paulo-SP), Eduardo Taiguara (Curitiba-PR), Victor de Castro (Marília-SP), João Victor Loureiro (Joinville-SC), Victor de Oliveira (Balneário Camboriu-SC), Lucas Dini (Ubá-MG), Miguel Danelon (Londrina-PR), Gustavo de Pinho (Rio de Janeiro-RJ) e Nino Portugal (Brasília-DF).
18 Anos Feminino /Simples
Marina de Figueiredo (Belo Horizonte-MG), Ana Luiza Cruz (São Paulo-SP), Ana Paula Melilo (São Paulo-SP), Nalanda da Silva (Minacu-GO), Julia Klimovicz (Curitiba-PR), Lorena Cardoso (Goiatuba-GO), Thais Andreotti (Curitiba-PR), Thassane Abrahim (Manaus-AM), Priscila Baptista (São Bernardo-SP), Namie Isago (Joinville-SC), Camila Bossi (São Paulo-SP), Isabela Bifano (Campinas-SP), Erika Cheng (São Paulo-SP) e Giulia de Aguiar (Juiz de Fora-MG).