Aos 36 anos, Jurgen Melzer, ex-top top 8 e atual 586º, se viu em um sábado inspirado, encarou 4h em quadra e liderou a equipe austríaca no piso rápido coberto de Moscou contra a nova geração russana final do Zonal da Copa Davis.
O sábado começou com o duelo empatada em 1x1 com a vitória do local Daniil Medevedev sobre o austríaco Sebastian Ofner e a derrota de Andrey Rublev para Dennis Novak.
Com a equipe desfalcada do número X do mundo, Dominic Thiem que está se recuperando de uma torção no tornozelo, Jurgen Melzer chamou para si a responsabilidade e abriu o dia no duelo de duplas ao lado do especialista de duplas Philipp Oswald e superou os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev em 6/3 7/6 (3) e na sequência sofreu para superar Evegeny Donskoy pelo placar de 6/3 3/6 6/3, somando 3h56 em quadra.
esta foi a primeira vitória em simples de Melzer em 11 meses, sua última vitória foi sobre o francês Maxime Janvier pelo Challenger de Ais en Provence, na França.
Melzer já havia liderado a Áustria contra a Rússia, mas foi em 2012, pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis e na ocasião o austríaco venceu seus dois jogos de simples.
Assim, Melzer celebrou o trunfo de sua nação:
Jurgen Melzer. #RUSAUT 1-3 (🎥@DavisCup ) pic.twitter.com/DBSTW9iIEC
— doublefault28 (@doublefault28) 7 de abril de 2018