Por Ariane Ferreira - Segundo favorito na chave do Brasil Open, o italiano Fabio Fognini, 20º da ATP, contou com apoio da torcida paulistana para superar o qualifier português João Domingues, 194º, e se garantir nas quartas de final do torneio.
Após iniciar a partida de maneira lenta, com erros e até polêmica com a arbitragem por lhe marcarem falta no saque (foot-fault - pé na linha de base ao atingir a raquete no saque), forma quatro em seus dois primeiros games de saque, o italiano precisou de 1h10 para fechar o placar em 7/5 6/1.
Fognini saiu em desvantagem no primeiro set, foi quebrado no quarto game, viu o rival abrir 4/1 no placar, mas devolveu a quebra de saque em belo ponto com backhand cruzado e reverteu o placar com quebra no décimo primeiro game variando entre o forehand na paralela e backhand na passada. Na segunda etapa, Fognini dominouabriu 4/0 e foi administrando sólido com saque e alcançou nova quebra no sétimo game.
O italiano comentou a partida: "Nada é fácil. Eu estava em meu primeiro jogo e ele vinha de jogar muitas partidas e com muita confiança, assim que tratei de fazer meu jogo e aos poucos. No 4/3 estava me pressionando um pouco. No final, eu melhorei meu jogo e o segundo set foi mais tranquilo".
Sobre sue próximo adversário nas quartas de final, o espanhol Guillermo Garcia López, previu: "Ele está jogando muito bem, não faz muito tempo estava jogando Challengers, e agora está muito, muito bem. Ele ganhou um jogo muito bom [contra Federico Delbonis]. Nos conhecemos muito bem e isso será um duelo muito duro. Tomara que eu me recupere muito bem e esteja pronto para sexta-feira."
"Escolhi vir pra cá este ano e estou jogando com o que tenho", falou ao ser questionado sobre mudar do saibro outdoor para coberto. "Aos poucos muito melhorando semana passada. Hoje, outra vez, comecei muito lento porque não conhecia meu rival e terminei com um nível bastante alto. Isso é o que tenho e não posso reclamar de nada".
Sobre as reclamações que fez da quadra durante a partida, Fognini se esquivou: "A quadra não é das melhores. Deixa eu repetir: jogamos com o que temos. Estou feliz de estar nas quartas de final aqui em São Paulo, outra vez, e tenho um jogo para melhorar na sexta".