Ele nasceu em Quito, no Equador, mas adotou o Brasil aos 12 anos de idade, joga por nosso país e se mudou para Santa Catarina para viver e treinar. Mateo Reyes causou uma das grandes surpresas do início desta terça-feira em Porto Alegre.
O dia foi o segundo da chave principal da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil de Tênis. O torneio é um dos nove maiores do mundo. Aentrada ao público é gratuita na Associação Leopoldina Juvenil.
Atuando na quadra 2 do tradicional clube gaúcho, Reyes derrotou o americano Tristan Boyer, sexto favorito e 11º do ranking mundial, por fáceis 6/1 6/3 e vai encarar na segunda rodada o argentino Alejo Lavallen, 75º colocado. Boyer vinha embalado com o vice-campeonato no último sábado em Criciuma (SC) no Banana Bowl.
"Comecei muito sólido, ele começou maislento, me mantive sólido e ele meio lento querendo voltar pro jogo. No segundo set primeiro game foi importantíssimo, daí quebrei ele só que ele voltou, começo a vibrar mais, ele foisacar n 3/4 joguei bem, tive um pouco de sorte, fiquei um pouco nervoso pra sacar pra fechar, mas deu tudo certo. Estava bem nervoso antes do jogo, ele vinha bem do Banana Bowl, mas consegui controlar", disse o brasileiro que praticamente não apresenta sotaque espanhol. Ele mora e treina em Itajaí (SC).
O paulista Igor Gimenez, 50º, suou a camisa, mas avançou na quadra principal. Ele derrotou o qualifier italiano Marco Furlanetto por 7/6 6/4. Gimenez viu o rival sacar para o primeiro set em 5/4, mas conseguiu o triunfo.
"Comecei um pouco nervoso, fui quebrado logo no começo, tive várias chances de voltar, mas não conseguia. Ele abaixou a intensidade na hora do 5/4, quebrei e consegui aproveitar para entrar na partida", apontou o tenista de São Bernardo do Campo que mede forças por vaga nas oitavas de final contra o sétimo favorito, o argentino Thiago Tirante.
Outro brasileiro, o gaúcho João Sasso, foi bem no segundo set, mas caiu por 6/1 7/5 diante do americano Drew Baird.
O baiano Natan Rodrigues, que recentemente completou 16 anos, não suportou a consistência do canhoto argentino Juan Cerundolo, 10º do mundo e terceiro favorito, e foi eliminado por 6/3 6/4 . Foi sua primeira experiência em um evento dessa magnitude. Natan ganhou a oportunidade após fazer semi em Cuenca, no Equador, e somar semi no fim do ano passado em Salvador (BA).
"Foi uma partida muito difícil, mas consegui fazer bem minha tática para sair com a vitória", disse o tenista que tem objetivo de ir longe não só em Porto Alegre, mas também dos Grand Slams que tem mesma graduação que o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis: "Aqui o torneio é muito bom, quadras boas, comida muito boa, tudo bom. Quero este ano alcançar elo menos quartas nos Grand Slams e jogar torneios profissionais para marcar pontos na ATP". Ele enfrenta o peruano Sebastian Rodriguez na segunda fase.
Principal favorito, colombiano Mejía avança sem sustos. Espanhol recordista e que recusou Nadal sofre, mas vai à 2ª rodada
Principal favorito ao troféu e sétimo do mundo, o colombiano Nicolas Mejía, sétimo do ranking, passou sem sustos pelo argentino Luciano Tacchi por 6/1 6/2 e vai enfrentar o americano Rohan Jachuk que bateu o brasileiro Eduardo Taiguara por 5/7 6/1 6/4.
"Joguei bastante bem. Por mais que o placar tenha sido fácil principalmente no primeiro set os games foram muito longos à medida que o jogo foi caminhando fui me sentindo melhor, com minha direita e saque e estou muito contente com o que fiz hoje", disse o tenista que vive nos Estados Unidos.
Já o espanhol Nicolas Alvarez Varona, pupilo do técnico brasileiro Cristiano Pinto e que recusou a academia de Rafael Nadal, teve que buscar jogo perdido marcando 6/1 6/7 (8/6) 6/4 em três horas de duração. Alvarez chegou a estar perdendo o 3º set por 3/0, mas foi buscar. Apesar da virada ele não ficou nada satisfeito com a atuação: "Fiz um jogo muito ruim, mas todos os jogos são importantes para na continuidade do torneio e tentar começar a jogar melhor", apontou o tenista que está na história do esporte como o mais precoce a marcar um ponto no ranking profissional da ATP com 14 anos e três meses. Ele fará duelo na segunda rodada contra o mineiro João Ferreira, 16º favorito e pupilo de hugo Daibert, que também trabalha como treinador do multicampeão de Grand Slam, Bruno Soares.
A rodada segue nesta terça-feira com a invicta Maria Serrano Osorio, com 23 vitórias seguidas, e Sebastian Baez, campeões do Banana Bowl, estreando no meio da tarde. Osorio venceu os torneios da Costa Rica, Colômbia, Paraguai e Criciúma (SC) e Baez é o sexto do ranking e cabeça de chave dois. A sul-americana pega a americana Vanessa Ong e o argentino mede forças contra o japonês Shunsuke Mitsui.
A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.
O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.
São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.