A tarde e noite de segunda-feira foi bem produtiva para os brasileiros da categoria mundial dos 18 anos masculino na Associação Leopoldina Juvenil. A maioria dos tenistas nacionais avançaram à segunda rodada da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil de Tênis,
O mineiro João Ferreira, 16º cabeça de chave, virou sobre o chileno Sebastian Welch em duelo que foi realizado na quadra de número 1 na Associação Leopoldina Juvenil. Welch aproveitou o mau inicio de Ferreira e venceu o primeiro set, mas o brasileiro se recuperou marcando 2/6 6/4 6/1.
Nos primeiros instantes o brasileiro estava bastante nervoso. João tinha erros técnicos que não costuma demonstrar em suas apresentações. A tensão novamente de uma eliminação precoce percorria a cabeça do brasileiro. Já tinha sido eliminado nesta mesma fase do torneio em 2016 e 2017, queria e buscava muito o triunfo no torneio e conseguiu após um segundo set apertado e um terceiro se aproveitando do embalo e de um rival abalado psicologicamente.
“Foi um jogo no qual eu comecei muito nervoso, muito tenso primeira rodada aqui um grande torneio no Brasil queria muito avançar. Acho que durante a partida fui conseguindo um pouco mais dos pontos, os pontos ficaram um pouco mais longos e assim eu consegui virar. Mas, não jogando muito bem, não me sentindo muito bem, no entanto, consegui ganhar”, disse.
O técnico João Ferreira, Hugo Daibert, que treina também uma das ferias e multicampeão de Grand Slams, Bruno Soares, teve uma avaliação muito parecida de seu comandado. Ele apontou o que esse trabalho em conjunto agregou na vitória, mesmo não tendo uma boa apresentação de João.
“Eu consigo perceber uma evolução à longo prazo. Estou sentindo os meninos ainda muito ansiosos, até por fazerem parte deste projeto. Sentindo que tem um Bruno por trás, um Guga Kuerten por trás. Vejo que eles estão passando por um período de assimilar. Hoje o João estava muito nervoso. Mas, o que eu acho legal é que ele ganhou um jogo apresentando 30% do que ele pode fazer. E é isso que a gente vê que está ajudando ele a crescer. Aqui no Brasil os meninos valorizam muito pouco o ponto”, disse.
Ainda fazendo uma referência a esse trabalho em conjunto e no crescimento que vem tendo na carreira, João Ferreira, afirma que está muito realizado com o trabalho. O jogador neste momento está em sua melhor colocação na carreira, é o 46 do ranking mundial juvenil.
“Estou muito feliz, primeiro de estar trabalhando com eles lá onde eu estou treinando. Está sendo muito bom para mim, acho que estou aprendendo bastante tanto com o Bruno quanto com o Hugo. Acho que o Bruno ajuda a gente bastante, principalmente na parte de conversa ali. Ele passa muita dica boa, de alguém que vive no circuito a muito tempo e está sendo muito produtivo. No jogo hoje na parte técnica era uma coisa que eu não estava conseguindo pensar muito, mas acho que na parte de conseguir ficar e querer ganhar o jogo, na parte motivacional em todas as conversas que tem me ajudado bastante neste aspecto que foi um fator bacana”, seguiu.
Ferreira enfrenta na segunda rodada o vencedo do espanhol Nicolas Alvarez Varona, jogador treinado pelo brasileiro Cristiano Pinto e que recusou oferta para treinar na academia de Rafael Nadal, ou o qualifier romeno Nicholas Ionel.
Mais brasileiros avançaram na chave masculina. João Lucas Reis, cabeça de chave 11, passou por Taha Baadi, do Canadá com 6/2 6/0. Seu rival será o americano Sangeet Sridhar.
“Foi uma boa estreia, joguei bem. O chave foi manter a intensidade, ficar firme, o cara batia forte, ia para cima. Mas, eu segurei bem”, disse o pernambucano.
O paulista Mateus Alves, 38º, já sofreu um pouco mais na quadra de número 7 contra o argentino Roman Andres Burruchaga marcando 7/5 2/6 6/3: “Foi um jogo muito duro, o cara era mais novo e vinha jogando bem. O primeiro set consegui a quebra ali no final. O segundo eu me perdi um pouco taticamente dentro do jogo e ele começou a jogar melhor, tendo mais volume. Ele estava sacando muito bem. Já no terceiro set tive uma quebra abaixo, mas mesmo assim fiquei no jogo, mantive o foco e aumentei a inten,sidade para sair com a vitória”, apontou o brasileiro.
Em uma partida com muitas nuances e reviravoltas o Brasil carimbou mais um atleta na segunda rodada. Quem garantiu sua vaga foi Rafael Marques da Silva. O paulista campeão da categoria 16 anos ano passado, derrotou William Grant, dos Estados Unidos, por 7/6 5/7 7/6. Rafael venceu o pré-quali na semana passadae aproveitou a oportunidade e encara o dominicano Nik Hardt na segunda fase, 12º pré-classificado.
Qaudrifinalistas no ano passado, Matheus Pucinelli de Almeida, 15º favorito, e Gilbert Klier Jr. também ganharam. O paulista venceu o atleta da Ucrânia, Eric Vanshelboim por 2 sets a zero, 6/2 6/0, e Klier passou em três sets sobre o venezuelano Brandon Perez com 6/7 (7/4) 6/3 6/1. Klier pega Facundo Acosta, da Argentina, ou o americano Govind Nanda. Pucinelli encara o suíço Aaron Schmid ou o americano Benjamin Kittay.
O gaúcho Antonio Sasso foi derrotado pelo argentino Agustin Riquelme por um duplo 6/3.
Favorita uruguaia avança na categoria 16 anos na Sogipa
Cerca de 48 partidas de simples nas categorias masculino e feminina foram realizadas no clube Sogipa nesta segunda-feira valendo pelo ranking sul-americano da Cosat, além de vinte e duas partidas pelo qualy da categoria 12 anos, valendo pelo ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Tênis.
Dentre os principais favoritas que entram em quadra, destaque para Guilhermina Grant, cabeça de chave número 1 da categoria 16 anos feminina. A uruguaia, que vem de titulo semana passada em Caxias do Sul, passou pela brasileira Eduarda Tanabe, em dois sets, placar de 6/0 6/1. Grant disse que apesar do placar elástico, a partida não foi tão fácil quanto pareceu: "Minha adversária jogou bem, tive que ter paciência para ganhar os pontos, só que no final a maioria foi a meu favor," explicou.
A uruguaia, que vem de titulo na Serra Gaúcha, admitiu que uma mudança de local, clima e outras adversidades não é fácil se adaptar, mas faz parte da vida de um tenista: "Sábado estava na serra, hoje nível do mar, outra temperatura, outras bolas, mas não tem muito o que fazer, quem se ajusta mais cedo leva alguma vantagem," admite.
Guilhermina Grant espera repetir o mesmo resultado aqui em Porto Alegre, mas sabe que tem trabalhar muito para conquistar o título. A principal favorita da competição e que tem como maior ídolo no tênis, a bielorrussa Victoria Azarenka, quer continuar em primeiro no ranking Cosat para jogar a gira européia: "Indo para Europa vou enfrentar novas adversárias, clima diferente, tenistas top no mundo, só assim vou poder ver que nível está meu tênis e o que preciso melhorar, para chegar a ser uma grande jogadora," finaliza.
Outras candidatas ao titulo que passaram para a segunda rodada foram àas brasileiras Clara Penido, quinta cabeça de chave e Sofia Mendonça, oitava favorita. A mineira Penido ganhou da paulista Marjore Souza, de virada, parciais de 1/6 6/1 6/4. Já em confronto gaúcho, Mendonça levou a melhor sobre Sofia Braga, vencendo por um duplo 6/0. Daianne Hayashida, terceira pré-classificada, também passou para a segunda rodada, vencendo a paulista Juliana Munhoz, por um duplo 6/1.
Favorito, Baez estreia nesta terça-feira. Talento baiano e gaúcho também em ação - A Associação Leopoldina Juvenil receberá 56 partidas entre simples e duplas masculino e feminino com o complemento da primeira rodada do masculino. O argentino Sebastian Baez, que pulou ao sexto lugar do ranking em nova lista nesta segunda-feira após vencer o Banana Bowl em Criciúma (SC) no final de semana, joga não antes das 13h na quadra principal contra o japonês Shunsuke Mitsui. O baiano Natan Rodrigues, de 15 anos e que tem uma semifinal no Equador, atua contra o terceiro favorito, o argentino Juan Cerundolo. O principal favorito, o colombiano Nicolas Mejía mede forças contra o argentino Luciano Tacchi.
Irmão gêmeo de Antonio Sasso, João Sasso, gaúcho que treina na Associação Leopoldina Juvenil, joga em torno das 11h30 contra o americano quarto favorito, Drew Baird, na quadra 3.
A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.
O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.
São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.
Resultados Segunda-Feira (26/02) - ITF 18 anos:
Feminino - 1ª Rodada
Alexa NOEL (USA) [3] 6/0 6/0 Isabela CAMPOS BIFANO (BRA)
Maria Gabriela RIVERA CORADO (GUA) [4] 7/6 (3) 6/1 Maia Guillermina HAUMULLER (ARG)
Carlota MARTINEZ CIREZ (ESP) 6/3 5/7 6/4 Ania HERTEL (POL) [6]
Mariam DALAKISHVILI (GEO) [8] 6/2 6/1 Namie ISAGO (BRA)
Gabriella PRICE (USA) [11] 6/2 6/0 Anastasia IAMACHKINE (PER)
Loudmilla BENCHEIKH (FRA) [13] 6/2 6/1 Charlotte OWENSBY (USA)
Hailey BAPTISTE (USA) [15] 0/6 6/3 6/4 Laura Sofia RICO GARCIA (COL)
Mell Elizabeth REASCO GONZALEZ (ECU) 6/2 6/0 Ana Luiza CRUZ (BRA)
Zoziya KARDAVA (GEO) 6/0 6/2 Priscila JANIKIAN (BRA)
Lucia DE SANTA ANA (URU) 6/0 6/2 Thais ANDREOTTI (BRA)
Kacie HARVEY (USA) 6/1 6/0 Mila BUREK (GBR)
Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 6/3 6/1 Anastasia TIKHONOVA (RUS)
Ana GELLER (ARG) 6/1 6/1 Shelly YALOZ (USA)
Romina CCUNO (PER) 1/6 6/2 6/0 Nalanda TEIXEIRA DA SILVA (BRA)
. Masculino
Naoki TAJIMA (JPN) [5] 6/3 4/6 6/1 Tyler ZINK (USA)
Elizabeth MANDLIK (USA) [10] 6/0 6/1 Iulia Bianca ILINCA (ROU)
Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] 6/2 6/0 Taha BAADI (CAN)
Nick HARDT (DOM) [12] 4/6 6/0 6/3 Leonid SHEYNGEZIKHT (BUL)
Lodewijk WESTSTRATE (NED) 1/6 7/6 (6) 6/2 Taisei ICHIKAWA (JPN) [13]
Mateus ALVES (BRA) [14] 7/5 2/6 6/3 Roman Andres BURRUCHAGA (ARG)
Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [15] 6/2 6/0 Eric VANSHELBOIM (UKR)
Joao FERREIRA (BRA) [16] 2/6 6/4 6/1 Sebastian WELCH (CHI)