Ao todo serão 48 jogos na Associação Leopoldina Juvenil com os tenistas brigando por oito vagas no masculino mais oito vagas no feminino na categoria principal até 18 anos com pontuação Grau A para o ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis. No clube Sogipa serão mais 94 partidas com os tenistas brigando por vaga nas categorias 16 e 14 anos em torneio com pontuação para o ranking Cosat, a Confederação Sul-Americana.
O canadense Liam Draxl e o italiano Marco Furlanetto são os favoritos na chave masculina do quali. No feminino, Charlotte Owensby,dos Estados Unidos, e a equatoriana Mell Reasco lideram a lista das favoritas.
Mell é filha do ex-zagueiro do São Paulo entre 2006 e 2008, do time equatoriano da LDU e seleção equatoriana na Copa do Mundo de 2006, Neicer Reasco, e faz sua estreia contra uma brasileira, Luana Hermes ou Maria Barrento em torno das 18h na quadra 3 da Associação Leopoldina Juvenil.
Promessas ganham convite para a chave principal - A chave principal começa somente na segunda-feira e a organização anunciou convites para três jovens promessas. O baiano Natan Rodrigues, que este mês completou 16 anos, fez semi em Salvador (BA) no fim do ano passado de evento Grau 3 e na gira pela América do Sul este mês vem se consolidando com semifinal em Cuenca, no Equador, e ranking entre os 150 melhores (atual 139º). Vice-campeão do ano passado ele jogará seu maior torneio da carreira: "Tenho ido muito bem, essa semana perdi um jogo bem duro em Criciúma (SC), no detalhe, mas a semana do Equador foi muito boa, ganhei de alguns entre os 100 melhores do mundo, senti muito bem meu jogo, já estou treinando aqui e me sentindo bem nessas quadras, gosto de jogar aqui em Porto Alegre", destacou Natan.
Entre as meninas a goiana Nalanda Silva, líder do ranking de 16 anos e entre as 400 melhores do mundo, ganhou uma oportunidade na chave principal. Ela tem seis finais e um título de eventos até 16 anos na série da América do Sul que começou no fim do ano passado e seguiu este ano. Outra foi a também goiana Lorena Cardoso que ganhou dois eventos na categoria 16 e tem apenas 14 anos.
A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.
O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.
São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.
Torneio é celeiro de futuras estrelas do Tênis
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre chega aos 35 anos como um celeiro de grandes nomes do futuro do esportes. Dos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos do Rio, 41 passaram pelo saibro porto-alegrense, dentre eles está o medalhista de prata no masculino, Juan Martin Del Potro, e a campeã olímpica no feminino, Monica Puig.
Entre as tenistas que estavam na Rio 2016 e também disputaram o torneio, está a ex-número 1 do mundo, Ana Ivanovic, e a atual top 10, Svetlana Kuznetsova, além de nomes importantes como Jo-Wilfried Tsonga, David Goffin, Grigor Dimitrov, Kei Nishikori, Kristina Mladenovic, Johanna Konta e os brasileiros Thomaz Bellucci, Marcelo Melo, Bruno Soares, Teliana Pereira, Paula Gonçalves, André Sá e Rogério Dutra Silva.
Ao longo do tempo, o torneio já revelou nomes de peso do tênis nacional como Gustavo Kuerten (campeão em 1994), Flávio Saretta e Fernando Meligeni. Dos destaques internacionais que passaram pela capital gaúcha, destaca-se o americano ex-número 1 do mundo Andy Roddick, o argentino David Nalbandian, o sueco Joachim Johoansson e o chileno Fernando Gonzalez. Mais recentemente, o evento recebeu jovens talentos como o badalado alemão Alexander Zverev, atual top 5 mundial, o canadense Denis Shapovalov e os brasileiros Thiago Monteiro e Orlandinho Luz (bicampeões), além de Beatriz Haddad Maia, finalista da competição em 2012 e 2013 e atual 61 ª do mundo no ranking profissional da WTA que vem fazendo história como a primeira brasileira em 53 anos a ganhar uma partida no Australian Open no mês passado
"A qualidade é o carro-chefe dessa competição e fez dela a melhor do país. É um lugar onde começam vários dos craques do futuro. A prova é que mais de 40 tenistas que estiveram na última Olimpíada já passaram por aqui", comemora Ennio Moreira, diretor-geral do evento. "Começamos em 1984, nas quadras do Sogipa, como um evento regional, restrito para a categoria 18 anos. A partir de 1987, o torneio cresceu. Passou a distribuir pontos no ranking brasileiro e abriu espaço para as disputas também nos 12, 14 e 16 anos. Em 1991, a Copa Gerdau já fazia parte do circuito da Confederação Sul-Americana nos 14, 16 e 18 anos. Em 1993, a categoria 18 anos começou a valer pontos para o ranking mundial da ITF. O grande salto foi em 2007, quando viramos um torneio de Grau A, a escala mais importante no circuito juvenil. Será a 12ª edição seguida como um dos nove maiores do mundo, junto com os quatro Grand Slams: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open", lembra Moreira, que participa da organização do evento desde a sua criação.
Confira a programação da categoria mundial (24/02):
Associação Leopoldina Juvenil
Quadra 1
9h - Guilherme SALIM (BRA) vs. Alexander KIEFER (USA) [10]
A Seguir - Chih Chi HUANG (CAN) [5] vs. Kaue MACIEL COSTA (BRA)
12h - Jackson PEREIRA XAVIER (BRA) vs. Nicholas David IONEL (ROU) [9]
Santiago GALAN (COL) [6] vs. Igor VENHADOZZI (BRA)
15h - Victor CASTRO (BRA) vs. Taiyo YAMANAKA (JPN) [11]
Marco FURLANETTO (ITA) [8] vs. Joao Antonio BORGES (BRA)
A Seguir ou após descanso - Giulia PEREIRA DE AGUIAR (BRA) [7] vs. CAMPOS, J ou ARMANI, R
Quadra 2
09h - Henri Douglas MELLO DA LUZ (BRA) vs. Franco RONCADELLI (URU) [16]
Vinicius OUTOR (BRA) vs. Santiago DE LA FUENTE (ARG) [12]
12h - Guilherme BRIZUELA (BRA) vs. Ilarion DANILCHENKO (RUS) [13]
Boruch SKIERKIER (ARG) [7] vs. Nino PORTUGAL (BRA)
15h - Daniel SZCZUPAK (BRA) vs. Juan Bautista TORRES (ARG) [14]
Lucas CARVALHO SIQUEIRA (BRA) vs. Lucas Carlos RIBAS CRICHIGNO (PAR) [15]
Beatriz NECKEL (BRA) vs. Priscila JANIKIAN (BRA) [14]
Quadra 3
9h - Leonardo SCHMITZ FREDERICO (BRA) vs. Pedro VITAL (BRA)
Herick ISAGO (BRA) vs. Luiz Eduardo SANTOS (BRA)
12h - Gustavo MAGALHAES CAMPOS (BRA) vs. Lucas RIBEIRO DINI (BRA)
Enzo MARCHESCHI (BRA) vs. Murilo Vieira SALVIATO (BRA)
15h - Camilla FONSECA (BRA) vs. Manoela Cruz Lima DIAS (BRA) [11]
Paola SILVA CAMPIGOTTO (BRA) vs. Gabriela Klein HERWIG (BRA) [13]
Alice MARQUES (BRA) [8] vs. JALLAS, G or SANTANA RODRIGUES DE OLIVEIRA, A
Quadra 5
9h - Lucas AMORIM DE LIMA (BRA) vs. Heitor THIEME (BRA)
Eduardo Lobo Da Rosa De ALMEIDA (BRA) vs. Italo Michael DA SILVA LOURENCO (BRA)
12h - Andre SCHIABEL (BRA) vs. Emiliano TROCHE (URU)
Joao ALVES (BRA) vs. Guilherme TORESAN (BRA)
15h - Anfisa DANILCHENKO (RUS) [3] vs. Laura MAIA SILVEIRA (BRA)
Victoria Emi ITTO (BRA) vs. Laura FINK WAYERBACHER (BRA) [10]
Mila BUREK (GBR) vs. Giulia SPICACCI (BRA) [16]
Quadra 4
9h - ALEXANDRE IGAYARA (BRA) vs. Gustavo DESZCZYNSKI (BRA)
Vinicius SALEME (BRA) vs. Luis GALINDO MACHADO (BRA)
12h - Thiago PITTON (BRA) vs. Miguel Angel CABRERA (CHI)
Neel RAJESH (USA) vs. Joao Pedro ALCANTARA (BRA)
15h - Stefanv STEEMER (BRA) vs. [9] Rafaela MANFRIN (BRA)
Isabela BIFFANO (BRA) [6] vs. Ana SAEK (BRA)
A Seguir ou após descanso - Mell Elizabeth REASCO GONZALEZ (ECU) [2] vs. L. HERMES (BRA) ou M. BARRENTO (BRA)
Quadra 6
9h - Vitor GONCALVES (BRA) vs. Antonio Nicolas MIRAMONTE RUYS (BRA)
Gustavo Datto MARTINS (BRA) vs. Pedro DE GODOY MANCINI (BRA)
12h - Julia Garanhani CAMPOS (BRA) vs. Roberta ARMANI (BRA)
Charlotte OWENSBY (USA) [1] vs. Luiza Martins TAVARES DA SILVA (BRA)
15h - Maria SALOMÃO (BRA) vs. Ana SLOVNSKI (BRA)
Rebeca SILVA (POR) [4] vs. Raffaela TONELLI (BRA)
A Seguir ou após descanso - Iulia Bianca ILINCA (ROU) [5] vs. Maria VITORIA ARAUJO SALOMAO ou A. SLOVINSK
Quadra 7
9h - Danilo de Souza PAULI JR (BRA) vs. Miguel DANELON (BRA)
Gustavo MADUREIRA (BRA) vs. Victor PILLA HELAL LOPES DE OLIVEIRA (BRA)
12h - Giovanna JALLAS (BRA) vs. Amanda SANTANA RODRIGUES DE OLIVEIRA (BRA)
ISABELA FIORAVANTI (BRA) vs. Thaissa Bolzan MOREIRA (BRA) [12]
15h - Maria BARRENTO (BRA) vs. Luana HERMES (BRA)
Maria Beatriz RACHED WINDMULLER (BRA) vs. Thais MACIEL (BRA) [15]
A programação da Sogipa com jogos dos 16 anos e 14 anos está disponível no site do evento - http://www. campeonatointernacional.com. br/
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Outras informações estão disponíveis no site www. campeonatointernacional.com.br
Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais - Facebook - https://www.facebook.com/ CampeonatoInternacionalJuvenil DeTenisDePortoAlegre/ , Twitter - https://twitter.com/ campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional