O jovem chileno Nicolas Jarry, 94º do ranking da ATP, surpreendeu o uruguaio Pablo Cuevas, 33º e campeão do Rio Open em 2016, e se garantiu pela primeira vez na carreira na semifinal de um torneio nível ATP, no Rio de Janeiro e repetiu feito de Fernando Gonzalez.
Jarry precisou de 1h25 para fechar a partida em 7/5 6/3 tendo convertido quatro aces contra dois do uruguaio, que venceu 75% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 70% de aproveitamento do chileno.
Vindo de boa campanha no ATP de Quito, onde fez quartas de final, o chileno entrou sólido no saque e no quinto game salvou com muita coragem três breakpoints saindo de um 0-40 e confirmou seu saque. A partida seguiu equilibrada, até que Cuevas desperdiçou mais um breakpoint no nono game e viu jovem de 22 anos conquistar a quebra no décimo segundo game e fechando o primeiro set.
No set seguinte, o equilíbrio se manteve e Jarry conquistou a quebra no único breakpoint da parcial, no oitavo game e sacou firme para se garantir pela primeira vez na carreira na semifinal do ATP 500 do Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez em oito anos que um chileno alcança a semifinal de um ATP 500. O último a conseguir tal feito foi o campeão olímpico Fernando Gonzalez, que fez semifinal no ATP 500 de Acapulco, no México, onde foi derrotado pelo espanhol David Ferrer.
Jarry aguarda pelo vencedor do duelo entre o francês Gael Monfils e o argentino Diego Schwartzman.