Principal favorito na chave do ATP 250 de Sofia, na Bulgária, o suíço Stan Wawrinka, 15º do ranking da ATP, foi surpreendido pelo qualifier bósnio Mirza Basic, 129º da ATP, que fará sua primeira final ATP contra o também debutante Marius Copil.
Mirza Basic precisou de 1h26 parafechar o placar em 7/6 (6) 6/4 tendo convertido sete aces contra quatro do suíço, que venceu 70% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 83% de aproveitamento do bósnio.
Em um jogo extremamente equilibrado e com os dois tenistas sacando firme, no primeiro set Wawrinka teve breakpoint no segundo game, Mirza no terceiro e os dois seguiram confirmando seus games com tranquilidade e forçando o tiebreak.
Ali, os tenistas trocaram quebras, Wawrinka abriu 2/1 com duas mini-quebras, mas não teve a consistência que apresentou no tiebreak jogado nas quartas de final e acabou perdendo nos detalhes, em erro não-forçado.
No segundo set, os dois tenistas passaram a vencer mais pontos no saque do adversário, Wawrinka abriu 4/3 com quebra no quinto game e viu o bósnio virar, vencendo quatro games em sequência devolvendo a quebra no oitavo game e quebrando no décimo game para se garantir na final.
Estreando em finais de torneio nível ATP, o bósnio de 26 anos encara o romeno Marius Copil, 93º, de 27 anos e também estreante em finais nível ATP. Os dois tenistas já se enfrentaram três vezes no circuito profissional, todas em torneios nível challenger e o bósnio tem duas vitórias.