Aos 26 anos, número 97 do mundo, o americano Tennys Sandgren jamais tinha tido uma vitória em Grand Slam em duas participações anteriores e já venceu quatro no Australian Open. Nesta segunda-feira eliminou o segundo top 10, o austríco Dominic Thiem.
Após o triunfo em cinco sets ele comemorou e se mostrou muito surpreso com o desempenho: "Definitivamente me belisquei, uau espero que isso seja real. Se acordar agora estarei muito chateado", disse.
"Obviamente as três primeiras partidas foram mais do que o esperado, essa foi uma grande luta, a maior que já tive, minha maior partida".
A imprensa questionou o porque o tenista ter estourado tarde sem antes não ter feito bons resultados nem em ATPs:
"Eu venho me colocando ênfase nisso . Seria eu bom o bastante ? Ou não seria ? Agora nem ligo, competi contra grandes jogadores. Não é sobre achar a crença, é a confirmação para mim. Eu sei que saco bem, sei que posso fazer negócio com meu saque e vinha trabalhando com meu forehand no meio da quadra, sou capaz de fazer o 1 - 2 muitas vezes. Se você consegue segurar o saque, você pode competir com qualquer um. Minha movimentação é boa, jogando bem na defesa, o mais importante é estar calmo e não ficar muito frustrado, cabisbaixo, controlar minhas emoções pois eu posso ser uma pessoa emocional. Não se pode perder energia com emoções. Há um cara do outro lado com fome, é preciso ficar focado. Talvez isso seja maturidade, é surpreendente pra mim pois quando dou um pulo eu bato na minha cabeça até conseguir a novidade. E demora. Isso é raro para mim, ter essas vitórias e estar sentado aqui é estranho. Não teria adivinhado isso, é gratificante".
Seu rival nas quartas de final será sul-coreano Hyeon Chung, 58º, que eliminou Novak Djokovic em cinco sets.