O ex-top 7 e atual 40º do ranking da ATP, Fernando Verdasco, frustrou o compatriota Roberto Bautista Agut, 21º da ATP, na estreia do Australian Open. O espanhol, semifinalista do torneio em 2009, encara o alemão Maximilian Marterer
Verdasco precisou de 2h09 para superar Bautista pelo placar de 6/1 7/5 7/5 tendo convertido dez aces contra um do compatriota, que disparou 19 bolas vencedoras contra 46 de Verdasco.
Bautista, que chegou a Melbourne após bater Juan Martín Del Potro em um jogaço pela final do ATP de Auckland, na Nova Zelândia, no último sábado, abriu a partida com dificuldades, viu Verdasco abrir 4/0 com duas quebras de saque e seguiu sendo pressionado, sendo obrigado a encarar quatro igualdades no quinto game e sendo quebrado novamente no sétimo game.
No segundo set, Verdasco cometeu erros com forehand ao ser pressionado, foi quebrado já no primeiro game, viu Bautista abrir 2/0 e iniciar a pressão. Os dois tenistas confirmaram seus games, até que sacando para o set no décimo game, Bautista perdeu setpoint em erro com forehand e desperdiçou voleio, vendo o rival chegar ao breakpoint, convertido em novo erro de Bautista. Verdasco se animou, manteve-se agressivo na linha de base, entrou em quadra e quebrou no décimo segundo game fechando a parcial.
Na segunda etapa, Bautista voltou a abrir quebrando e fazendo 2/0, mas a reação foi contida pelo compatriota no quarto game, quando devolveu a quebra e equilibrou a disputa. O jogo seguiu, com os dois tenistas confirmando com certa tranquilidade, até que Verdasco chegou a ter match-point no décimo game, viu Bautista salvar sendo agressivo com backhand, mas o canhoto de Madri seguiu firme e conquistou quebra crucial no décimo segundo game e fechou o jogo.
Na segunda rodada em Melbourne, Verdasco encara o alemão Maximilian Marterer, 90º, que venceu o compatriota Cedric Marcel Stebe por 6/0 6/3 6/4. Marterer e Verdasco nunca se enfrentaram no circuito profissional.