Disputando sua 27ª final de torneio ATP, o francês Gael Monfils, 46º do ranking mundial, dominou por completo o russo Andrey Rublev, 39º da ATP, e em 1 hora exata fechou o placar em 6/2 6/3 da final do ATP 250 de Doha, no Qatar.
Descansado por não ter jogado a semifinal, onde contou com a desistência de Dominic Thiem que estava doente, Gael Monfils contou ainda com o desgaste sofrido por Andy Rublev na semifinal final diante do argentino Guido Pella e simplesmente dominou a final do inicio ao fim.
Com a tática de jogar no fundo de quadra e buscando alongar trocas de bolas evitando dar a Rublev chances para definir os pontos, Monfils venceu bem seus primeiro games, conquistou quebra de saque no quarto game, abriu 4/1 no placar e seguiu sólido para voltar a quebrar o saque do russo no oitavo game.
Na segunda etapa, Rublev pressionou um pouco o francês no primeiro game, mas acabou quebrado no quarto game. Buscando a reação e contando com erros de Monfils, chegou a ter dois breakpoints no quinto game, não converteu a quebra e viu o francês administrar a vantagem.