O jovem alemão Alexander Zverev conquistou um novo feito na carreira, que foi o de furar a posição dos dez primeiros do mundo e figurar pela primeira vez como oitavo do mundo. Campeões na semana, Fabio Fognini, Leonardo Mayer e John Isner ganham posições.
Aos 20 anos, o alemão, que havia chegado ao posto de décimo do mundo na sua estreia no top 10 em 22 de maio deste ano, chega ao melhor ranking da carreira após ganhar três posições, mesmo sem jogar na semana anterior e contando com descarte de pontos dos tenistas que estavam à sua frente.
Com a ascensão de Sascha Zverev, o japonês Kei Nishikori, o canadense Milos Raonic e o búlgaro Grigor Dimitrov perderam uma posição cada e são respectivamente nono, décimo e décimo primeiro do mundo.
Campeão no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, o italiano Fabio Fognini ganhou seis posições e é agora o 25º do mundo.
Com uma campanha incrível, tendo entrado no torneio como lucky-loser, o argentino Leonardo Mayer, o campeão no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, saltou 89 colocações no ranking da ATP e volta a figurar no top 50 após 14 meses. O argentino é o 49º do mundo, curiosamente a última posição que teve no top 50 em maio de 2016.
O tetracameonato em Atlanta, nos estados Unidos, deu a John Isner duas posições e ele agora é o 18º do ranking.