Aos 25 anos, o alemão Yannick Hanfmann, 170º do ranking da ATP, vive a melhor temporada de sua carreira e chega a sua primeira final de torneio nível ATP, após bater o sexto favorito da chave em Gstaad, na Suíça, o holandês Robin Haase.
Após furar o quali em Gstaad, na Suíça, o alemão batalhou or 2h29 para superar Haase em 3/6 7/6 (6) 7/6 (4) tendo convertido sete aces contra 14 do holandês, que venceu 71% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 77% de aproveitamento do alemão.
hanfmann, que nunca ultrapassou o posto de 165º do mundo da ATP, iniciou sua história em torneios deste nível ao disputar o ATP de Munique em abril, lá alcançou as primeiras quartas de final em nível ATP da carreira após salvar match-point contra o brasileiro Thomaz Bellucci.
Aliás, 2017 tem sido os anos das quebras de barreiraa para o tenista, que furou suas primeiras quartas de final de torneio nível Challenger no torneio de Bergamo, na Itália, em fevereiro e fez sua primeira final de Challenger em Shymkent, no Cazaquistão, onde foi derrotado pelo lituano Ricardas Berankis.
Em busca de seu primeiro título de expressão, Hanfmann aguarda na grande final do torneio suíço pelo vencedor do duelo entre o italiano Fabio Fognini e o espanhol Roberto Bautista Agut.