Em uma coluna para o El País, o tio e treinador de Rafael Nadal, Toni Nadal, avaliou a grande forma física e tática do suíço Roger Federer, a quem ele cataloga como o atleta mais dominante do esporte.
Toni comentou que há aproximadamente um ano pôde conversar com Tony Godsick, empresário de Federer, na Rafa Nadal Academy. “Ao contrário do que eu havia deduzido, Federer não é um jogador disciplinado ou metódico. Segundo seu empresário, ele não cuida muito de sua alimentação nem das rotinas de descanso. Ainda me disse que ofereceu à Roger estatísticas e dados descritivos; algo que ele recusou, argumentando que prefere um jogo mais improvisado e que não queria se apoiar em dados descritivos. Ele joga tênis porque é apaixonado. O tênis é sua vida junto com sua família”.
O treinador de Nadal afirmou que não conhece nenhum atleta que tenha dominado por tanto tempo quanto Federer. “Poucos atletas podem dominar um esporte durante tanto tempo. O jogo de Federer não tem pontos fracos. Há uns quatro anos muitos falavam de um declive irreversível aos 31 anos. Hoje, aos 35, o melhor Federer está de volta”.
Apesar de não ter feito tanta diferença em números de títulos, Toni ainda comenta que a incorporação de Stefan Edberg à equipe do suíço deu um impulso em sua carreira. “Com Edberg em sua equipe, Roger decidiu mudar de raquete e optou por uma nova estratégia para encurtar os pontos, subindo com mais frequência à rede e aumentando a velocidade das variações. Ainda que não tenha conquistado nenhum Grand Slam em 2014, 2015 e 2016, o trabalho realizado por Edberg rendeu grandes frutos neste ano”, concluiu Toni.