Em um dia tenso para os tenistas da casa com as quedas de Roberta Vinci no feminino e Simone Bolelli/ Andreas Seppi nas duplas, esteve a cargo de Fabio Fognini, 29º do ranking da ATP, fazer alegria da torcida local e bater o líder do ranking mundial, o escocês Andy Murray.
E foi mais rápido do que o italiano pensava, após 1h33 o italiano fechou o placar em 6/2 6/4 tendo convertido três aces contra três do escocês, atual campeão do torneio, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do italiano.
Empurrado pela torcida, Fognini começou a partida solto, firme na devolução e arriscando bolas nas linhas. A tática deu certo, com um belo backhand conquistou a quebra no primeiro game e seguiu firme, conquistando nova quebra com forehand cruzado no terceiro game abrindo 4/0 de vantagem. Murray tentou reagir, confirmou seus games de saque e tentou pressionar.
No segundo set, o escocês abriu confirmando de zero pela primeira e úncia vez da partida, tentou arriscar-se sem sucesso no game do italiano e acabou quebrado no terceiro game. Fognini seguiu sólido, conquistou nova quebra de saque no quinto game e abriu 5/1 no placar confirmando game com dificuldades. Sacando pela primeira vez para a partida com 5/2 no placar, Fognini saiu em desvantagem, precisou salvar dois breakpoints arriscando com backhand, mas com o mesmo golpe cometeu dois erros não forçados mandando a bola pra fora na linha de base e teve o saque quebrado. Embalado por devolver a quebra, Murray confirmou game de saque e pressionou o italiano a sacar novamente para a partida. Ali, foi sólido da linha de base e fechou a partida em erro de recepção do escocês.
Após vencer pela primeira vez na carreira o número um do mundo, Fognini encara na terceira rodada do torneio o jovem alemão Alexander Zverev.