O número um do Brasil e 54º do mundo, Thomaz Bellucci, teve suas oportunidades, chegou a sacar para a partida, mas acabou derrotado pelo uruguaio Pablo Cuevas, 27º do ranking da ATP, e parou na estreia do Masters 1000 de Madri, na Espanha.
Vindo do torneio qualificatório, Bellucci, que ainda não tinha perdido sets na competição espanhola, brigou por 2h37 e acabou vendo Cuevas fechar o placar em 7/6 (2) 4/6 7/6 (6) tendo convertido sete aces como o brasileiro, que cometeu três duplas-faltas, viu o uruguaio cometer quatro e vencer 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 66% de aproveitamento do brasileiro.
A partida começou com o brasileiro firme no segundo serviço e na devolução, conquistou a quebra no segundo game e com 2/0 no placar, não conseguiu encaixar o primeiro serviço e viu o uruguaio devolver a quebra de saque. A partir daí, Cuevas igualou o placar e foi confirmando seus games de saque. No décimo game da parcial, Bellucci desperdiçou três setpoints, escolhendo mal jogadas e vendo Cuevas salvar as chances de quebra e após cinco igualdades confirmou e encaminhou a partida para o tiebreak.
Ali, Bellucci saiu com mini-quebra atrás, devolveu no terceiro ponto, mas voltou a sofrer mini-quebras nos quinto, oitavo e nono pontos.
Firme na devolução, Bellucci quebrou Cuevas de zero no game inaugural da segunda etapa, fez 2/0 e foi administrando o placar sem ter o saque ameaçado.
Com o jogo empatado, a decisão foi para o terceiro set, que seguiu a exemplo da segunda etapa, com os tenistas confirmando seus games de saque. A quebra surgiu no décimo primeiro game, onde Bellucci encaixou boas devoluções. Sacando para a partida, o brasileiro sequer teve match-point e viu Cuevas devolver a quebra e forçar novo tiebreak.
Nele, Bellucci sofreu as mini-quebras no terceiro e sexto ponto, viu o rival abrir 6/2 e salvou quatro match-points, devolvendo duas mini-quebras, mas sacando para tomar dianteira no placar com 6/6, sofreu duas novas mini-quebras e foi eliminado.