O croata Marin Cilic, oitavo do ranking da ATP, teve uma vitória contundente pelas quartas de final do ATP de Istambul, na Turquia, onde superou após 46 minutos de partida o belga Steve Darcis, 49º, e encara o argentino Diego Schwartzman, 46º.
Segundo favorito na chave da competição, Cilic aplicou um duplo 6/1 pra cima de Darcis, oitavo cabeça de chave, que venceu 38% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 90% de aproveitamento do croata.
Na semifinal, Cilic encara pela primeira vez no circuito mundial o argentino Diego Schwartzman, que precisou de 1h32 para fechar o placar em 7/5 6/2 diante do sérvio Dusan Lajovic, 84º, que converteu dois aces como Schwartzman, que venceu 63% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 43% de aproveitamento do sérvio.
No jogo que abriu a programação em nesta sexta-feira, Schwartzman começou em desvantagem, foi quebrado no segundo set, mas devolveu a quebra no game seguinte e seguiu tentando pressiona Lajovic, que foi mais sólido conquistou nova quebra no sexto game, mas outra vez não conseguiu manter a vantagem, foi quebrado na sequência e pela terceira vez na parcial, já no décimo primeiro game, pressionou mas viu argentino sacar com muitas dificuldades e fechar a parcial.
No set seguinte, Schwartzman saiu quebrando, os tenistas trocaram quebras no três primeiro games, o argentino abriu 3/1 e voltou a conquistar outra quebra no sétimo game.