Neste final de semana entre 25 e 27 de novembro será definido o vencedor da Copa Davis 2016 em confronto no piso rápido da Arena O2 em Zagreb, na Croácia, onde os locais tentam parar freguesia para a equipe Argentina e conquistar o bicampeonato.
Com três vice-campeonatos na Davis (2006, 2008 e 2011), a Argentina chega ainda menos cotada para conquistar seu tão almejado título do torneio. O país que tinha três top 15 na final em 2006, chega à final dez anos depois com seu melhor tenistas, Juan Martín Del Potro, ocupando o posto de 38º do ranking da ATP.
A Croácia, por sua vez, busca seu segundo título no torneio. Campeã da competição em 2005 ao bater a Eslováquia, a equipe croata tem a seu favor o fato de estar jogando em casa, ter selecionado o piso da disputa, a quadra rápida e dois tenistas dentro do top 20, Marin Cilic, sexto da ATP, e Ivo Karlovic, 20º.
No confronto direto pela Copa Davis, os croatas são fregueses dos argentinos tendo perdido os três embates anteriores, todos válidos por quartas de final nas edições de 2002, 2006 e 2012. As duas primeiras em encontros duros definidos apenas no quinto set. Já a última, no saibro de Buenos Aires, os argentinos definiram no primeiro jogo do domingo.
A equipe argentina tem idade média de 27 anos e é constituída de atletas que cresceram inspirados pela geração anterior, mas que falhou na conquista do torneio. A Argentina tem ainda uma ligação curiosa com a nação adversária, o capitão celeste, Daniel Orsanic, é filho de um croata que imigrou para a Argentina, onde constituiu família, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Enquanto isso, os croatas contam com a experiência dos 37 anos de Karlovic, que foi campeão pelo país em 2005 e voltou à equipe especialmente para esta final. Apesar de ter como número três o jovem Borna Coric, a Croácia vem com time experiente e idade média de 29 anos.
Confira as equipes:
Croácia:
Marin Cilic - sexto do ranking da ATP
Ivo Karlovic - 20º do ranking da ATP
Borna Coric - 48º do ranking da ATP
Ivan Dodig - 116º do ranking da ATP
Argentina:
Juan Martín Del Potro - 38º do ranking da ATP
Federico Delbonis - 41º do ranking da ATP
Guido Pella - 72º do ranking da ATP
Leonardo Mayer - 137º do ranking da ATP