X

Jogue Melhor - Prepare seu físico!

Quinta, 27 de outubro 2016 às 13:20:52 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Costumo dizer aos meus alunos que hoje em dia um jogador de nível médio com um bom preparo físico é capaz de vencer um jogador de nível mais avançado que não está tão bem preparado fisicamente.



 

Confira mais dicas na coluna Jogue Melhor!

Isso nos mostra o quanto jogar um bom tênis está diretamente ligado a um trabalho físico fora das quadras para que você consiga se manter até o final do jogo com a mesma disposição do início. O esporte possui algumas peculiaridades, como por exemplo, não ter um tempo determinado para acabar, depende do desenrolar do jogo, outro fato e que sempre que você não faz um ponto seu adversário faz, fazendo com que o jogador tenha que correr atrás dos pontos o tempo todo, se pararmos de pontuar o adversário ganha sem jogar. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de se preparar para uma partida ou torneio.

Além de preparar seu físico é importante uma boa estratégia antes de entrar na quadra, sempre montada em cima do triangulo: cabeça (mental), técnica (golpes e estratégia) e físico (velocidade e resistência).

Correr em todas nem sempre é a melhor opção, Ex. o placar está 40 x 0 e o set 5 x 1, se o seu físico já está um tanto desgastado, melhor não correr, em uma curtinha, para não se cansar em um ponto que vai minar seu físico e talvez não representar a totalidade do jogo (salvo se for o Match point).

Precisamos sempre controlar nosso desgaste para manter o gás até o final da partida pois quando o físico se esgota, a cabeça e a concentração acabam indo junto, ficamos impacientes, querendo terminar os pontos mais rapidamente.

Na hora de se preparar fisicamente lembre-se que um bom físico precisa de trabalho aeróbico, flexibilidade, explosão, e uma boa técnica para você se desgastar menos durante o jogo.

Hoje as opções são bem variadas Cross Fit, Funcional, Musculação, Natação, Pilates, Yoga, a boa velha, mas super eficiente corridinha. Mesmo como amador dedique algumas horas do seu dia em algum destes treinamentos e você verá o seu nível de tênis subir rapidamente e seus desconfortos após os jogos diminuírem sensivelmente.

Para os jogadores que gostam de competir não tem saída, peça ao seu Professor orientação sobre as melhores formas de treinar, dedicando um tempo da aula para a parte física.

Força, bons treinos e até a próxima Dica do Munoz.

 

Sobre o PROF. PAULO MUNOZ

Professional da associação americana de treinadores de tênis. Membro da International Tennis Federation (ITF). MEMBRO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 10184. Cursos com Luis Caye (Canadá); cursos Alberto Osetti preparador físico (Argentina); curso cbt nível I, II, III. Treinando atletas desde 1976.

 

Acesse a loja Planet of Champions! - Tire suas dúvidas com o professor Paulo pelo email planetchampions@uol.com.br 

 

banner
banner