Com a ausência de Roger Federer, os problemas físicos de Novak Djokovic e Rafael Nadal como incógnita, Stan Wawrinka chega para o US Open com responsabilidade diferente neste US Open e admite expectativas maiores para ir bem na competição.
A estreia foi positiva com vitória em sets diretos sobre Fernando Verdasco, ex-top 10: "Estou muito feliz, foi uma ótima partida especialmente pra uma primeira rodada. Nunca se espera jogar seu melhor com grande confiança, mas o nível foi alto. Fernando é um cara duro de se jogar, ele pode ser muito agressivo. Não dá muito ritmo. No geral estou feliz com o que fiz, estou muito focado, estava me mexendo bem e peguei uma confiança deste jogo", declarou Stan que tem títulos em Roland Garros 2015 e Australian Open em 2014 e tenta seu terceiro Slam.
"Tenho sim (grandes expectativas). Mas é um Grand Slam. É preciso focar partida a partida, No geral estou bem confiante com minha preparação, com a maneira com que venho jogando no treino e me mexendo. Tudo tem sido muito bom os dez dias de preparação em Nova York."
"Sem dúvida está diferente de outros anos, tudo. Ganhei alguns Slams, estou como número 3, jogar a estreia no Arthur Ashe Stadium é diferente. Minhas expectativas comigo mesmo são mais altas que antes, mas preciso focar e controlar, tudo no treino, dar tudo no treino e estar preparado pro torneio, agora mesmo estou e vamos ver como lido com a pressão, os jogos e tentar meu melhor até o mais longe que puder".
Ao ser perguntado da ausência do amigo Federer, ele detalhou que é "duro pro torneio, pros fãs, pro tênis e todos" mas que está focado "em seu jogo".