Juan Martin Del Potro, número 141 do mundo, fez história mais uma vez. Após batalha de 3h08min ele derrubou nada mais nada menos que Rafael Nadal, quinto do mundo e dono de 14 Grand Slams, para garantir vaga na final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro contra Andy Murray.
Leia Mais:
Del Potro se emociona: 'Difícil descrever tudo isso. Parece um filme'
O argentino que passou por três cirurgias no punho esquerdo e ficou anos com idas e vindas no circuito e que por pouco não parou de jogar superou o campeão olímpico de Pequim 2008 por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/4 7/6 (7/5) e foi ovacionado pela torcida, retribuindo ao se jogar em alguns torcedores perto da quadra e se emocionar.
O argentino medalha de Bronze em Londres 2012 garante sua segunda medalha Olímpica e vai tentar o inédito Ouro pro seu país para também ser o segundo sul-americano a ganhar a Dourada em simples após o título de Nicolas Massu, do Chile, em Atenas 2004.
Del Potro, campeão do US Open em 2009, vem fazendo campanha emocionante. Na estreia tirou nada mais nada menos que Novak Djokovic, o principal favorito que buscava seu primeiro Ouro na carreira. Em seguida bateu o português João Sousa em duelo com briga na torcida, passou pelo japonês Taro Daniel e nas quartas diante do décimo cabeça, o espanhol Roberto Bautista.
Del Potro jogará a oitava partida contra Murray onde soma duas vitórias contra cinco do escocês que é o atual campeão olímpico. Ele ganhou a última em Indian Wells, EUA, em 2013 de virada. A final será melhor de cinco sets.
Nadal jogará pelo Bronze neste domingo contra o japonês Kei Nishikori, sexto.
O jogo
A partida começou com Delpo quebrando Nadal em 3/1, mas permitindo o empate e o set pro espanhol com quebra no fim em 7/5.
O sul-americano quebrou cedo na segunda etapa e usou bem o serviço e a direita para confirmar por 6/4.
Na terceira etapa RAfa começou tendo chances, mas Delpo fechava a porta com o saque e Delpo no fim teve suas possibilidade e Nadal com winner de forehand incrível salvou. No pior game do natural de Manacor, Delpo quebrou e sacou em 5/4, mas o espanhol jogou demais e com bela passada devolveu a quebra. Delpo então teve um 0/40 no 5/5 só que errou seguidamente e o duelo foi ao tie-break. O natural de Tandil então abriu vantagem de 5 a 2, teve dois match-points, perdeu o primeiro com passada de Rafa, mas ganhou o segundo com erro do europeu e, sem acreditar, se emocionou, foi pra galera e apontou pra quadra.