Thomaz Bellucci, número 54 do mundo, foi brilhante no primeiro set, dominou Rafael Nadal, empolgou a torcida na quadra central, mas levou a virada do número cinco do mundo e dono de 14 Grand Slams nas quartas de final dos Jogos Olímpicos.
Leia Mais:
Bellucci mistura tristeza e felicidade após queda para Nadal
O espanhol medalha de Ouro em 2008 em Pequim, na China, venceu por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/4 6/2 após 2h01min de duração.
Foi o sexto embate entre os dois, a sexta vitória do europeu e a primeira vez que o brasileiro tirou um set dele. Foi o segundo embate no Rio de Janeiro onde se enfrentaram na primeira rodada do Rio Open ano passado.
Com o resultado termina a bela campanha do brasileiro na Olimpíada com vitórias sobre Pablo Cuevas, 21º, e David Goffin, 13º, dois favoritos ao troféu. Ele fica fora da disputa de medalhas. Já o natural de Manacor vai brigar por vaga na final contra Juan Del Potro, atual 141º e ex-top 4, ou o espanhol Roberto Agut, 17º.
O jogo
Com uma torcida fervorosa e vaiando em alguns momentos Nadal, Bellucci jogou seu melhor tênis, aproveitou as bolas curtas do espanhol e mandou nos pontos conquistando duas quebras no terceiro e sétimo game definindo por 6/2.
Nadal parou e reclamou com o árbitro britânico Jake Garner, se mostrava confuso, atordoado, mas voltou mais concentrado no segundo set, conseguiu uma quebra no quarto game e foi comandando. Bellucci jogu seu melhor game no 5/3, devolveu a quebra com winner de devolução, mas o paulista cometeu erros capitais no seguinte e tomou uma passada em subida ruim para ser quebrado e sofrer o empate em 6/4.
Na parcial decisiva o brasileiro abriu um 0/30 no início, cometeu erros e viu Nadal quebrar pouco tempo depois. O brasileiro seguiu lutando, mas Rafa continuou jogando agressivo para fechar com nova quebra indo pra cima e forçando erro do brasileiro por 6/2.
Bellucci saiu ovacionado de quadra aos gritos de Ole ole ole olá, Thomaz, Thomaz e Nadal vibrou muito.