O número dois do Brasil e XXª do mundo, Rogerio Dutra Silva, bem que tentou, mas não resistiu ao número dois francês e 11º do mundo, Gael Monfils, e se despediu da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Monfils precisou de 1h13 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo convertido oito aces contra um do brasileiro, que cometeu 34 erros não-forçados contra 23 do francês, que disparou 17 bolas vencedoras contra nove do paulista.
Garantido nas oitavas de final, Monfils encara o croata Marin Cilic que venceu o tenista da moldávia Radu Albot por 6/3 6/4. O francês e o croata já se enfrentaram uma vez no circuito e Monfils saiu com a vitória.
O jogo
O francês abriu o jogo com uma bela passada para quebrar o saque do brasileiro, acelerar no saque e abrir 2/0 no placar. O jogo seguiu firme, e Monfils voltou a quebrar o saque do brasileiro no quinto game e pressionando no saque chegou a ter dois setpoints no sétimo game, que foram bravamente salvos pelo brasileiro, que tentou pressionar, mas não conseguiu.
No segundo set, o brasileiro começou um game de saque ruim. Foi quebrado no primeiro set e voltou a ver o francês abrir 2/0, mas reagiu, seguiu firme em seus games de saque e tentando pressionar, mas sem efetividade viu Monfils administrar e fechar o jogo.