Pouco mais de 12 horas após de conquistar a incrível vitória em sets diretos contra o melhor tenista do mundo, Novak Djokovic, o argentino Juan Martin Del potro, 141º da ATP, voltou a enfrentar torcida contra no Rio de Janeiro, mas se garantiu nas oitavas.
Leia mais:
Torcedores brigam e trocam socos no meio do jogo de Del Potro
Em uma partida com clima hostil nas arquibancadas, haja vista a briga literal entre torcedores, o argentino Juan Martín Del Potro voltou a encarar um forte apoio de torcedores argentinos e um ainda maior de torcedores contra para vencer o português João Sousa após 1h58 de partida pelo placar de 6/3 1/6 6/3 tendo disparado 13 aces contra seis do tenista luso, que cometeu 17 erros não forçados contra 25 do argentino, que bateu 33 bolas vencedoras contra 23 de Sousa.
Em um jogo de muitos nervos por parte dos dois tenistas, Delpo iniciou cometendo mais erros, foi rendido pelo backhand do português, que conquistou a quebra de saque no terceiro game, mas vacilou e viu Delpo devolvê-la no game seguinte e procurar ser agressivo. Firme no forehand, Delpo conquistou a quebra no oitavo game e sacou para fechar a primeira parcial.
Na segunda etapa, os dois tenistas tiveram dois games firmes em seus saques, até que o português arriscou movimentar o argentino, tirou o peso da bola e baixou sua altura para conquistar a quebra de saque no terceiro game e no quinto abrindo 5/1 e fechando de maneira surpreendente.
O terceiro set foi parelho. Os dois tenistas firmes em seus games de saque e buscando o erro do outro. Em games parelhos, Sousa deu bobeada ao arriscar no forehand no sexto game e foi quebrado. Com 5/2 no placar, o argentino chegou a ter dois match-points, salvos de maneira aguerrida e habilidosa pelo português, que confirmou com belo backhand e forçou Delpo a sacar para a partida.
Nas oitavas de final, Delpo encara o japonês Taro Daniel, responsável pela eliminação de Jack Sock na primeira rodada e que superou o britânico Kyle Edmund por 6/4 7/5. Os dois tenistas nunca se enfrentaram.