Em sua primeira partida desde a estreia frustrada em Wimbledon, a ex-número um do mundo e atual 26ª, Ana Ivanovic, confirmou a má fase e apesar do inicio avassalador, levou a virada e caiu na estreia no Rio de Janeiro para a espanhola Carla Suárez Navarro.
A pupila de Conchita Martinez, 12ª do ranking da WTA, precisou de 1h36 para fechar o placar em 2/6 6/1 6/2 tendo batido 15 bolas vencedoras contra 23 da sérvia, que cometeu 36 bolas vencedoras contra 19 da espanhola, que viu a adversária disparar um ace e cometer seis duplas-falta em todo o jogo.
Com torcida a favor, Ivanovic começou a partida de maneira agressiva tentando tirar a espanhola da linha de base com boas devoluções e entrando em quadra para definir. A tática deu certo já no primeiro game e a sérvia conquistou a quebra de saque no primeiro game e abriu 2/0 no placar. Navarro tentou reagir, ser agressiva, mas voltou a ser quebrada no quinto game e viu a adversária superar a pressão no game seguinte e fazer 5/1 no placar, administrando a vantagem.
Na segunda etapa, Navarro voltou mais agressiva e tentando manter-se na linha de base fazendo seu jogo de fundo. A tática neutralizou o jogo de Ivanovic e recuperou a má performance da espanhola no set anterior. Desta foram, ela conquistou a quebra de saque no segundo game, chegou a ser pressionada pela rival em seus games de saque, mas conquistou nova quebra no sexto game e no oitavo para fechar.
No terceiro e decisivo set, Navarro teve um inicio avassalador, manteve o ritmo do set anterior, conquistou duas quebras, abriu 4/0 no placar, viu a sérvia tentar reagir e devolver uma das quebras no sexto game, mas não se rendeu, voltou a quebrar o saque de Ivanovic no sétimo game e sacou para partida, que foi finalizada em erro no forehand da ex-número um do mundo.
Na segunda rodada do torneio feminino de tênis, Navarro encara a croata Ana Konjuh, que superou a alemã Annika Beck por 7/6(5) 6/1.