O japonês Kei Nishikori, sexto da ATP, abriu os trabalhos da quadra Central do Centro Olímpico de Tênis no Rio de Janeiro com uma bela apresentação contra o espanhol Albert Ramos e encara o australiano John Millman, que aplicou bicicleta na estreia.
Nishikori precisou de 1h19 em quadra para fechar a partida sobre o capitaneado pela dona de três medalhas olímpicas Conchita Martinez pelo placar de 6/2 6/4 tendo batido 20 bolas vencedoras contra seis de Ramos, 33º, que cometeu 21 erros não-forçados contra 23 do japonês, que ainda viu o rival disparar dois aces.
Durante o primeiro set, Nishikori aprontou pra cima do espanhol já no terceiro game, quando arriscou trabalhar com backhands cruzados e conquistou a quebra de saque. Com 3/1 no placar de vantagem, Nishikori esteve ainda mais à vontade, trabalhou com backhand de maneira agressiva e contou com erros do adversário e voltou a quebrar o saque do espanhol no sétimo game e fechou a disputa firme.
Já na segunda etapa, Ramos elevou o nível de seu jogo e começou a pressionar o japonês, que aplicou de suas mágicas, subindo à rede e vencendo até aquele que pode ser o "ponto do ano", após deixar a raquete, se recuperar, ser agressivo com o backhand e definir o ponto (vídeo abaixo). A quebra veio de maneira crucial no nono game, após erro no forehand do espanhol, que entregou a partida em um erro de devolução.
Na segunda rodada da competição, Nishikori encara o australiano John Millman, que surpreendeu a todos vencendo a primeira partida do tênis olímpico aplicando um duplo 6/0, a popular bicicleta, pra cima do lituano Ricardas Berankis, ex-número um do mundo juvenil.
Confira o vídeo de jogadassa de Kei: