O jovem João Menezes, de 19 anos, conta os dias para retornar ao circuito profissional. Considerado uma das principais promessas do tênis brasileiro, Menezes está há quase um ano sem competir, por conta de sérias contusões no joelho esquerdo que o fizeram passar por três cirurgias. Em processo final de recuperação, o jovem já treina nas quadras de saibro do Itamirim e está animado para voltar aos torneios ainda este ano.
Menezes lembra bem da última vez em que competiu, dia 22 de novembro de 2015. Após aquele jogo, no final da temporada passada, o tenista já sabia que passaria por cirurgia em função de uma contusão no menisco lateral do joelho esquerdo. Após o procedimento, os médicos identificaram que o ligamento cruzado anterior do mesmo joelho estava rompido parcialmente e foram necessárias mais duas intervenções para fazer a reconstrução. “No começo, quando me falaram da segunda lesão, fiquei preocupado porque sabia que a recuperação seria longa. Mas hoje estou bastante motivado, consegui superar bem todo o processo e não vejo a hora de voltar a jogar”, destaca o jovem.
Atualmente, os treinamentos em quadra são realizados três vezes por semana e as atividades físicas ocorrem diariamente, com foco principal no fortalecimento e equilíbrio das pernas. “Os treinos estão avançando bem e a expectativa é que o João possa voltar a competir entre outubro e novembro. Ele já superou a fase mais difícil e sua motivação serve de exemplo para todos os nossos atletas”, ressalta Patricio Arnold, um dos coordenadores técnicos da ADK Tennis Itamirim.
O guerreiro Menezes tem no currículo o vice-campeonato juvenil de duplas do US Open 2014, conquistado ao lado de Rafael Matos, outro atleta da equipe de Itajaí. Como profissional, conquistou seu primeiro título de simples no Future de Santa Maria em 2015. No mesmo ano, foi campeão de duplas do torneio de Sunrise e vice-campeão de simples no Future de Plantation, ambos nos Estados Unidos.