A tcheca Katerina Siniakova, 92ª do ranking da WTA, chegou à sua primeira final de torneio nível WTA, após viver uma semana mágica e cansativa no saibro de Bastad, na Suécia, onde furou o torneio qualificatório e superou a local cabeça de chave oito, Johanna Larsson, 82ª.
Siniakova, de apenas 20 anos, furou o quali e em sua campanha na chave principal superou favoritas como a italiana Sara Errani, cabeça de chave dois, nas quartas de final e a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, cabeça cinco, nas oitavas.
Mantendo o mesmo ritmo, entrou em quadra pela semifinal do torneio diante de Larsson com o físico comprometido, mas lutou por 1h39 e fechou o placar em 7/5 6/1 tendo convertido dois aces contra nenhum da sueca, que venceu 42% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 68% da tcheca.
Em um primeiro set muito brigado, Siniakova lutou para quebrar o saque da sueca no décimo primeiro game, em uma disputa longa, e fechou a parcial visivelmente com dores.
No intervalo dos sets, a tcheca sucumbiu, pediu atendimento fisioterápico e após receber atendimento nas pernas voltou para a quadra com a orientação de ser agressiva e tentar dominar a disputa. Com o cansaço acumulado no corpo, Larsson passou a errar mais e foi superada pela determinação da jovem adversária.
Siniakova chega a sua primeira final de nível WTA e encara outra favorita, a alemã Laura Siegemund, 40ª e cabeça de chave seis, que superou a compatriota Julia Goerges, 73ª, que acabou desistindo da partida com o placar de 4/6 6/3 4/0 contra.
Siegemund e Siniakova nunca se enfrentaram no circuito profissional. Apesar de não ser estreante em finais de nível WTA, Siegemund, de 28 anos, busca também seu primeiro título em nível WTA. A alemã foi vice-campeã este ano no WTA de Stuttgart, na Alemanha, e vive o melhor momento de sua carreira.