O italiano Paolo Lorenzi, 48º do ranking da ATP e quarto favorito na chave do ATP e Kitzbühel, na Áustria, chegou neste sábado ao seu primeiro título em nível ATP após superar o georgiano Nikoloz Basilashvili, 123º, na grande final.
A partida final do tradicional torneio austríaco reuniu dois jogadores em busca de seu primeiro título nível ATP, mas a experiência de estar em sua segunda final contou a favor do italiano, dez anos mais velho que o adversário. Lorenzi precisou de 1h23 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo disparado quatro aces contra dois do georgiano, que venceu 52% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do italiano.
O jogo foi intensamente disputado. Na primeira etapa, Lorenzi conquistou duas quebras de saque e sequer foi ameaçado, mas em compensação, no segundo set, precisou sair de duas enrascadas, pois esteve uma quebra abaixo em dois momentos da parcial, conquistou três quebras e sagrou-se campeão do saibro austríaco.
O italiano, que nas horas vagas tem se dedicado a terminar os estudos do curso de medicina, tem 18 títulos em simples de torneios nível Challenger e outros quatro Future. Dois destes torneios Challenger foram conquistados este ano m Camberra, na Austrália, e Caltanisseta, na Itália.
Lorenzi é o primeiro atleta do ano a conquistar um título em Challenger e outro nível ATP. Vice-campeão da edição 2014 do Brasil Open, o italiano tornou-se o homem mais velho, ao 34 anos e sete meses, a vencer seu primeiro título ATP, superando o dominicano Victor Estrella Burgos, que em 2015, em Quito, no Equador, conquistou seu primeiro título aos 34 anos e seis meses.
Ao lado de Estrella Burgos e o croata Ivo Karlovic, de 37 anos, Lorenzi é o terceiro jogador em atividade a conquistar seu primeiro título após os 30 anos.