O italiano Fabio Fognini, 39º do ranking da ATP e quarto favorito na chave do ATP 250 de Umag, na Croácia, venceu de virada o bósnio Damir Dzumhur, 81º, e encara o português Gastão Elias, 72º, que está em seu segunda semi de ATP consecutiva.
No último jogo do dia em Umag, Fognini precisou de 1h25 para fechar a partida em 4/6 6/1 6/1, confirmando seu favoritismo após um primeiro set confuso com muitas quebras de saque, sendo duas a favor do italiano e três a favor do bósnio entre o terceiro e o nono game.
Nas etapas seguintes, Fognini sacou firme e dominou as disputas desde o inicio.
Seu adversário na semifinal será o português Gastão Elias, que pela primeira vez na carreira chega a duas semifinais de torneio ATP de maneira consecutiva, após venceu o sexto favorito, o espanhol Pablo Carreño Busta, 56º, após 1h12 em um duplo 6/4.
O italiano e o português nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Na outra semifinal, o eslovaco Andrej Martin, 124º, encara o argentino Carlos Berlocq, 87º. Martin venceu batalha con o segundo favorito da chave, o português João Sousa por 6/3 4/6 6/2. Já Berlocq precisou de 1h20 para superar o terceiro favorito, o francês Jeremy Chardy por 6/3 6/2.