Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Paula Gonçalves e Teliana Pereira jogarão juntas na chave de duplas do WTA de Florianópolis, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, em preparação para a Olimpíada.
As atuais tenistas número 1 e 2 do Brasil no ranking da WTA, Teliana e Paula já jogaram juntas defendendo o Brasil na Fed Cup e marcam juntas o retorno do tênis feminino do país aos Jogos Olímpicos após 16 anos de ausência.
Campeã de simples no ano passado, Teliana disputará pela primeira vez a chave de duplas no Brasil Tennis Cup em uma prévia do que terá no Rio de Janeiro, com quadras rápidas e nível do mar, para poder se adaptar.
“É uma motivação a mais jogar com a Paula em Floripa. Vamos ter uma super oportunidade de jogar juntas antes das Olimpíadas”, comemora Teliana, que disputa sua primeira edição olímpica.
Teliana e Paula jogaram juntas em poucas oportunidades. Nas edições de 2013, 2014 e 2015 da Fed Cup, elas formaram a dupla brasileira. Em 2015 também disputaram juntas o ITF US$ 50 mil de Medellin, na Colômbia.
“Não jogamos muitas vezes juntas, mas a gente se dá muito bem dentro e fora das quadras. Acho que o principal a gente tem, que é uma boa sintonia fora da quadra e a gente vai ter uma semana antes das Olimpíadas para poder jogar junto, alinhar de repente alguma coisa tática, formação, mais para a gente estar aliada mesmo. Vai ser bem legal, muito bom poder jogar com ela na semana anterior e chegar pronta para as Olimpíadas”, afirma Paula.
O Brasil Tennis Cup 2016 será uma oportunidade de adaptação para outras tenistas que estarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao todo, serão 20 tenistas classificadas para o torneio olímpico presentes em Florianópolis.
Além das brasileiras Paula Gonçalves e Teliana Pereira, as tenistas do Rio 2016 que jogam as chaves principais de simples e duplas ou o qualifying do Brasil Tenis Cup são as romenas Irina Camelia Begu e Monica Niculescu, a francesa Caroline Garcia, a letã Jelena Ostapenko, as cazaque Galina Voskoboeva e Yulia Putintseva, as alemãs Laura Siegemund e Annika Beck, a porto-riquenha Monica Puig, as húngaras Timea Babos e Reka-Luca Jani, a japonesa Nao Hibino, a colombiana Mariana Duque Marino, a paraguaia Veronica Cepeda Royg e as ucranianas Lesia Tsurenko, Olga Savchuk, Lyudmila Kichenok e Nadiia Kichenok.