Faltou pouco para o juvenil Gabriel Decamps, de 16 anos, marcasse importante vitória como profissional. O paulista de 1,91m encarou de igual para igual o norte-americano Andrew Carter, cabeça 8, antes de cair com as duras parciais de 6/2, 6/7 (4-7) e 6/4. A partida foi válida pela primeira rodada do Torneio Internacional Masculino de Tênis.
"O importante foi que lutei do começo ao fim", afirmou Decamps, que treinou com Thomaz Bellucci na Europa. "Foi demais. Ele se mostrou muito humilde, conversou o tempo todo comigo e deu várias dicas. Sei que tenho muito a aprender". Já classificado entre os top 20 do ranking mundial juvenil, ele tentará o US Open no final de agosto
Outro destaque nas quadras sintéticas do Tênis Clube de Campos do Jordão foi o paranaense Marcelo Tebet. Ele foi eliminado pelo cabeça 4 Alexandre Tsuchiya, por 6/4 e 6/3, mas saiu satisfeito. Afinal, retornou ao circuito há poucas semanas depois de três anos de afastamento e cirurgias nos dois joelhos.
"Foi um período difícil, pensei em desistir da carreira algumas vezes, doía até para caminhar", conta Tebet, agora com 20 anos, que precisou de apoio psicológico. "O Instituto Tênis me apoiou o tempo inteiro", agradeceu. No seu retorno, ele já fez duas finais de duplas de nível future e passou a morar em São Paulo.
Nos outros jogos do dia, o cabeça 1 José Pereira teve trabalho com o juvenil Igor Marcondes, marcando 6/3, 3/6 e 6/3; Ricardo Hocevar superou o argentino Federico Bertucci, por 7/6 (8-6) e 6/2; e Oscar Gutierrez eliminou o argentino Facundo Jofre, por 6/1 e 6/3. A boa surpresa foi Marvin Spiering, que saiu do qualificatório e tirou o argentino Fermin Peralta, parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/2.
A programação desta quarta-feira dá largada às 10 horas com as partidas de Alexandre Tsuchiya x FIlipe Brandão e dos argentinos Mateo Martinez x Federico Moreno. Às 12h, entram Gustavo Cruz x Carlos Severino e André Miele x Marvin Spiering. Por fim, às 14 horas, acontecem duas partidas de duplas: Felipe Muzzi/Gabriel Tumasonis x Leonardo Telles/Gabriel Decamps e Luis Brito/Nicolas Santos x Filipe Brandão/Oscar Gutierrez.