Ex-top 50 e atual 147º do mundo, Santiago Giraldo era a principal esperança colombiana para empatar duelo contra o Chile no saibro e Iquique, no Chile, neste domingo, mas jogou um set e meio e abandonou contra Gonzalo Lama em duelo pelo Zonal Americano na Copa Davis.
A derrota fez com que os chilenos passassem para a repescagem do Grupo Mundial e a Colômbia será obrigada a jogar pela permanência na segunda divisão. Giraldo foi desqualificado pelo árbitro-geral do confronto, levará uma multa de US$ 10 mil da Federação Internacional de Tênis e estará fora do próximo confronto.
Mais tarde o tenista justificou seu abandono: "Fui chegar ao ponto onde se acumularam todas as injustiças e atropelos que se cometeram contra a Colômbia. Ter que jogar em uma quadra que colocava em risco a integridade de cada um de nós, na que não era possível desenvolver nosso jogo sem pensar na possibilidade de uma lesão. Senti de coração a necessidade de defender a dignidade de meu país e meus companheiros, deixar muito clara a inconformidade que manifestamos desde segunda-feira (passada) quando chegamos em um cenário que não oferecia condições para uma competição neste nível" justificou chateado com a quadra a qual afirmou estava em "pedaços".
Ele também afirmou entender aqueles que não compreendiam seu abandono. Muitos torcedores chamaram o tenista de "cagão" nas redes sociais.