Mesmo com a imprensa canadense noticiando o surto de Zika vírus no Brasil, desde o ano passado, como um problema sem controle, de consequências pouco conhecidas e algumas graves como crianças nascendo com microcefalia, parece que o público não entende a decisão de Milos Raonic.
O sétimo melhor tenista do mundo, Raonic nasceu em Montenegro, mas foi criado no Canadá e sempre jogou sob as cores da bandeira canadense. Nesta sexta-feira, ele comunicou através do Comitê Olímpico Canadense (COC) que não virá para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que terá inicio em 8 de agosto e justificou ter receio dos efeitos do Zika vírus, caso seja infectado, como outros atletas, dentre eles a quinta melhor da WTA, Simona Halep.
Mas de acordo com reportagem do site da rede CBC, do Canadá, a decisão não foi bem recebida por grande parte do público local e, inclusive, foi alvo de uma crítica velada de um herói olímpico local.
A reportagem recolheu mensagens em que alguns fãs diziam compreender a decisão do tenista e muitas em resposta ao perfil oficial do COC.
Uma das mensagens, em inglês, foi enviada por um perfil de um Manézinho da Ilha e que dizia: "Digam a ele que há uma chance muito maior de pegar Zika em Miami que no Rio. (Ele) Está fazendo isso por razões financeiras".
@CBCOlympics tell him there is a bigger chance to get Zika in Miami than in RIo. Is doing this for money reasons
— Manu_Floripa (@Manu_Floripa) July 15, 2016
Outro perfil, de um cidadão canadense, marca o COC e uma canadense e ironiza: "Última hora: estrela canadense do tênis de 2,06m com medo de um mosquito".
@CBCOlympics @susanamas Breaking News six foot seven Canadian Tennis Star, afraid of a mosquito.
— buckman (@WANGNGEO) July 15, 2016
Dois minutos após o Comitê Olímpico Canadense oficializar a baixa de Raonic nos jogos, o canoísta Adam Van Koeverden, dono de quatro medalhas olímpicas, dentre elas um ouro no K-1 500 em Atenas (Grécia), duas pratas (Pequim - K-1 500 e Londres K-1 1000) e um bronze (K-1 1000m Atenas), publicou: "Estudos recentes apontam que a chance de contrair Zika vírus no Rio de Janeiro é de 1 a 3 para cada 100 mil habitantes. Apenas lembrando".
Most recent stats from WHO on chances of contracting Zika at RIO2016 is between 1-3/100,000. Just saying.
— Adam van Koeverden (@vankayak) July 15, 2016
Vale lembrar, que Koeverden, através das redes sociais sempre foi um grande apoiador do tenista e sempre mobiliza a torcida em favor de Milos Raonic durante seus jogos.
Longe do Twitter, na enquete feita pela CBC em seu site, com 4453 votantes até o momento, 69% da população compreende a decisão de Raonic contra 31% que afirmam discordar.