Por Luiz Gimpel - Começou nesta sexta-feira o torneio ITF com maior premiação da história, que distribui US$50.000 e hospedagem para os melhores ranqueados e acontece na Academia de Tênis de Kazan (Rússia).
A pontuação do evento é a maior possível em torneios da modalidade, ficando atrás apenas do Campeonato Mundial da Cervia, na Itália. Além disso, o torneio conta com a categoria Under 14, para beach tenistas de até 14 anos, incentivando a nova geração do esporte e também servindo como preparatório para o mundial, que acontecerá na capital russa, Moscou, na próxima semana, tanto para os jogadores juvenis quanto para os profissionais.
David Haggerty, presidente da ITF, classificou o evento como um "marco" na história do beach tênis.
“Esse é um passo significante para um grande nível de profissionalização do Beach Tennis. A Federação Russa de Tênis continua sendo uma grande promotora do Beach Tennis e nós somos extremamente gratos à Federação e aos organizadores em Kazan por organizarem esse novo marco no circuito.”
O torneio conta com a presença de jogadores brasileiros, tanto no masculino quanto no feminino. Nos três dias de duração, estarão competindo Marcus Ferreira, Thales Santos, Vinicius Font, Ralff Abreu, Raffael Agulha, Joana Cortez, Samanta Barijan e Rafaella Miler.
Nesta sexta, Vinícius Font e o parceiro Aksel Samardzic, de Aruba, derrotaram a dupla número 1 do mundo, formada pelos italianos Michelle Capeletti e Luca Carli, com um duplo 6/3, e enfrentam Igor Panin e Ivan Syrov, dupla da Rússia, neste sábado pelas quartas de final.
Outra dupla brasileira nas quartas é a de Thales Santos e Marcus Ferreira, que bateu os russos Alexander Lukoyanov e Pavel Shlyakhov por 6/1 6/0. Eles buscam a semi contra a dupla Sergey Kuptsov, da Rússia, e o italiano Alex Mingozzi.
No feminino, Joana Cortez joga as quartas ao lado da russa Julia Chubarova contra Eva Elia e Giulia Gasparri.