O croata Marin Cilic, 13º no ranking da ATP, fez uma análise consciente de sua derrota de virada para o suíço Roger Federer. Após ter 2x0 no jogo e três break points no 3/3 do terceiro set, ele ainda desperdiçou três match points antes de ver o suíço vencer o quinto set.
“Definitivamente, é uma grande decepção perder desta forma (com 2x0 acima). Mas, mesmo assim, sinto que joguei um grande tênis”.
“Eu sabia que ele não iria recuar no quinto set. O jogo é, também, uma batalha mental. Você não quer perder nenhum ponto sem dar o seu máximo. Ele estava sacando muito bem no quinto set, e essa foi uma parte difícil. No game que ele me quebrou, eu não joguei tão mal. Em alguns pontos, ele conseguiu duas grandes devoluções. Eu consegui ótimas bolas, mas ele acabou conseguindo grandes passadas e não houve nada que eu poderia fazer nesses pontos”.
O campeão do US Open 2014, quando venceu Federer na semifinal, reiterou sua opinião sobre seu alto nível de tênis, revelando o que teria mudado no jogo, se tivesse chance de disputá-lo novamente.
“É a primeira vez que perco com 2x0 acima. Não é como se eu tivesse me deixado na mão, mental ou fisicamente. Nos três sets que perdi, eu joguei um tênis muito bom. Se voltássemos lá e jogássemos novamente, eu apenas tentaria ser um pouco mais agressivo quando tive as chances. No quarto set, talvez tenha havido uma pequena hesitação em algumas delas. Em alguns grandes momentos, não tirei o melhor de mim”.