O francês Jo-Wilfried Tsonga, 12º do ranking da ATP, conquistou uma vitória com placar apertado, apesar dos sets diretos, contra o espanhol Iñigo Cervantes, 75º da ATP, na estreia de Wimbledon. Seu compatriota Richard Gasquet também venceu em três sets.
Tsonga, que tem como suas melhores campanhas na grama sagrada de All England Club duas semifinais (2011 e 2012), precisou de 1h59 para fechara partida em 6/4 7/6 (5) 6/4 tendo convertido nove aces contra dez do espanhol, que cometeu 33 erros não-forçados contra 27 do francês, que disparou 41 bolas vencedoras contra 40 de Cervantes.
Em uma partida disputada, nas qual os dois tenistas buscaram ser agressivos o tempo todo, o primeiro set observou uma troca de quebras entre os dois tenistas no quarto e quinto game e viu o francês contar com erro do rival para voltar a ter uma quebra e administrar o placar.
Na segunda etapa, o jogo ficou ainda mais disputado. Sacando bem Tsonga não teve o saque ameaçado e não conseguiu converter nenhuma das nove oportunidades de quebra que obteve, como resultado precisou disputar um tiebreak definidos nos detalhes para abrir dois sets a zero.
Na terceira etapa, no quinto game, Tsonga conquistou a quebra de saque crucial para a partida e administrou o placar com apoio da torcida.
Na segunda rodada, Tsonga encara o argentino Juan Monaco, que derrotou o japonês Taro Daniel.
Contra a torcida
Ricard Gasquet, décimo do ranking da ATP, viveu o que Andy Murray viveu contra ele em Roland Garros e jogando com torcida contra superou o esloveno naturalizado britânico Aljaz Bedene, 57º, sem sets diretos, 6/3 6/4 6/3 mas em uam dura partida com 2h12 de duração.
O francês, que conquistou uma quebra já nos primeiros games da partida, vacilou, viu Bedene igualar em quebras e apertar a disputa buscando alongar os pontos e angular cada vez mais a bola.
Foi aí que a experiência falou mais alto. Confiante, conquistou nova quebra para fechar a primeira etapa e nos sets seguintes conquistou uma quebra em cada um e salvou todas as chaves do britânico.
Na segunda rodada do torneio, Gasquet encara o espanhol Marcel Granollers, que superou o dominicano Victor Estrella Burgos.