A cidade de Curitiba voltará a ser palco de um dos maiores torneios de tênis do mundo. Entre 27 de agosto e 4 de setembro as quadras de saibro do Graciosa Country Club (GCC) vão receber o Torneio Internacional Challenger de Tênis – Aberto do Paraná, valendo pontos para o ranking da ATP e com premiação de U$ 50 mil aos participantes.
O lançamento do evento foi realizado durante coletiva de imprensa com presença de autoridades, patrocinadores, atletas e organizadores do torneio. Desde 2010 o Estado do Paraná não recebe um torneio de nível Challenger. O último também aconteceu no tradicional clube da capital paranaense.
Estiveram presentes ao encontro o secretário do esporte e turismo do Paraná, Douglas Fabrício, no ato representando o governador Beto Richa, o vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis e deputado estadual, Reinhold Stephanes Junior, o presidente do Graciosa Country Club Gláucio Bley Filho, a diretora de marketing da Copel Lighia Fernandes, o secretário municipal de esporte, lazer e juventude de Curitiba, Aluísio Dutra, o diretor da Koch Tavares e promotor do evento, Anderson Rubinatto, o superindentende da FPT, Luiz Gustavo Haas e o tenista Enrico Lima, que ganhou o Wild Card para jogar o qualifying do torneio.
Os torneios Challengers são o degrau de acesso dos jovens tenistas aos grandes campeonatos de tênis mundial. Através destes campeonatos, os jogadores garantem pontuação suficiente para integrarem o seleto grupo dos melhores tenistas do mundo e passam a disputar torneios ATP, Marters Series e Grand Slams.
O jovem Enrico Lima de apenas 18 anos, atleta do GCC de Curitiba, é um dos brasileiros que vai participar do torneio. “Estou feliz e ansioso porque nem todos os atletas têm a oportunidade de jogar um torneio deste nível no início da carreira. Estou treinando muito e progredindo para dar o melhor de mim na competição”, disse.