A ex-número um do mundo e atual 25ª, a sérvia Jelena Jankovic, confirmou o favoritismo na estreia do WTA de Mallorca, na Espanha, ao derrotar a croata Ana Konjuh, 107ª. Além dela, a canadense Eugenie Bouchard e a alemã Sabine Lisicki venceram.
Segunda favorita na chave do torneio, Jankovic precisou de 1h14 para fechar o placar em 7/5 6/3 tendo convertido quatro aces contra três da croata, que venceu 77% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 70% de aproveitamento da sérvia.
A sérvia aguarda pela vencedora da partida entre a belga Elise Mertens e a italiana Francesca Schiavone.
Oitavo favorita, a canadense Eugenie Bouchard, 47ª da WTA, precisou de 1h22 para fechar o placar em 6/3 7/5 a partida contra a montenegrina Danka Kovinic, 53ª, e encara na segunda rodada a letã Anastasjia Sevastova.
A francesa, Kristina Mladenovic, que vinha do vice-campeonato em 's-Hertogenbosch, e era quarta favorita da chave do torneio espanhol, caiu diante da alemã Sabine Lisicki , 64ª, após 1h26 e o placar fechado em um duplo 6/4.
Na segunda rodada, Lisicki encara a colombiana Maria Duque Mariño, que nesta segunda-feira fez 6/3 3/6 6/4 na belga Alison Van Uytvanck.
Lisicki e Mariño nunca se enfrentaram no circuito profissional.