Segundo favorito na chave do ATP de Halle, na Alemanha, o japonês Kei Nishikori, sexto do ranking da ATP, passou um sufoco contra o francês Lucas Pouille, 29º da ATP, mas venceu na estreia do torneio, que é disputado sobre a grama e distribui €1,8 milhões em premiações.
Nishikori precisou de 1h51 para fechar o placar em 6/7 (5) 6/1 6/4 tendo convertido seis aces contra cinco do francês, que venceu 72% dos pontos disputados com primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do japonês.
Após um primeiro ser muito disputado, de games rápidos, e uma quebra para cada tenista e decisão no tiebreak, Nishikori tomou conta da partida abrindo o segundo set com quebra, dominando a segunda etapa com uma segunda quebra e definindo no terceiro set, sem ter seu saque ameaçado, com quebra primordial.
Na segunda rodada da competição, Nishikori encara o vencedor da partida entre o norte-americano Brian Baker e do alemão Florian Mayer, ambos classificados na chave por ranking protegido.
Horas mais tarde, David Ferrer, ex-terceiro do mundo e atual 14º, foi eliminado pelo italiano Andreas Seppi, 40º, por 6/3 6/4 na estreia.